No dia 17 de novembro, mês da Consciência Negra, aconteceu no 34º Festival Afro da cidade de Venâncio Aires a escolha do Mais Bela e Belo Negro do Rio Grande do Sul. Caçapava do Sul, através da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) participou tendo o Clube Recreativo Harmonia como a entidade convidada com dois representantes: Ketlhyn Marques e Leonidas Marques, dois jovens caçapavanos que tiveram como produtor artístico Omar Fernandes.

Eles participaram de três etapas avaliativas, uma entrevista, um desfile com traje social e uma apresentação artística com ênfase na história e na cultura afro-brasileira. Os candidatos participaram ainda de um seminário e um coquetel. O concurso teve nove jurados de diversas regiões do Estado e a participação de 16 candidatos no total.

“Agradeço a Prefeitura Municipal pela Criação do Compir, que busca a promoção da Igualdade Racial e, que resgatou, por exemplo, a participação do município no Concurso, nos garantindo este ano mais um título com o Leonidas Marques. Ano que vem queremos dar sequência em concurso de âmbito Municipal com “O Mais Belo Negro, Mais Bela Negra e Mais Belos Erês de Caçapava do Sul, para levarmos ao Estadual e manter a tradição e exaltação da beleza Negra Caçapavana. Agradecemos também o apoio de toda comunidade, padrinhos, madrinhas e patrocinadores”, completou Cátia Cilene.

“Estou muito feliz, pois se trata de um certame bem difícil. Eles passam pela banca dos jurados individualmente, são sabatinados com todas as questões relacionadas à cultura Afro-Brasileira; desfilam na passarela e fazem apresentação artística relacionada ao culto oriundo da África, que é o Candomblé, por coincidência, meu tema de pesquisa do Meu Curso”, disse o também premiado produtor e figurinista Omar Fernandes, que foi agraciado com a melhor coreografia no Concurso.

Neste domingo (18) Leonidas participou de uma carreata promovida pelo produtor Omar e Cátia Cilene do Compir, no Município, com a faixa de Mais Belo Negro do Estado. A carreata que findou no Forte Dom Pedro II contou com a presença do Prefeito Giovani Amestoy e da Primeira-Dama Andressa Lisboa.

Leonidas Marques, o Mais Belo Negro do Estado

Nascido em Caçapava do Sul em 28 de fevereiro de 1996, aos 22 anos, com 1,60 e 60 kg, Leonidas já havia ganhado o título de Simpatia, sendo vice-Beleza Negra no Concurso Estadual em 2015.

Estudante do último ano do Curso Técnico Agrícola na ETERRG e integrante dos grupos Herdeiros da Ginga (de Capoeira), Capoeira Oxóssi, Clube Harmonia e Sound Crew (Hip Hop), Leonidas desbancou outros 16 candidatos e trouxe para o Município o Título de Mais Belo Negro do Estado.

“Ser negro é ser maioria no Brasil e é também saber desde cedo que a vida é cheia de desafios: na educação, na convivência social, na profissão. Quero somente agradecer. Estou muito feliz com o resultado e por poder trazer novamente o título ao município cinco anos após o último ganhador” disse Leonidas, salientado a força das parcerias.

Data de publicação: 19/11/2018