A Equipe da Secretaria de Assitência Social, juntamente com a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Julie Bittencourt, se reuniu com a Comissão de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Bem Estar Animal, da Câmara de Vereadores, para apresentar uma prestação dos serviços que vem sendo realizados pela Secretaria, bem como novos projetos.

Dentre as pautas, estava o projeto da Construção de Módulos Sanitários, original de 2013, e que contemplava a construção de 31 módulos com valor de R$4 mil cada conforme orçamento, porém, cinco nos após a criação do projeto, a Secretaria de Habitação do Estado, solicitou a construção dos módulos mediante possível devolução do recurso. Porém, cinco anos após o projeto original, o valor dos módulos passou de R$ 4 mil para R$11, inviabilizando o custeio e solicitação de mudança no projeto:

“Sugerimos aditar o prazo até julho de 2019, conforme ordenado pela Secretaria de Habitação do Estado, aproveitando o material que já foi comprado e licitar a mão de obra, pois, um dos apontamentos levantados no projeto é de que muitos destes módulos se localizam no interior, o que aumenta o custo de logística para a construção, além do aumento do valor restante, que terá de ser pago com recurso próprio da Prefeitura”, informou a equipe da Assistência Social. Sobre os postes de concreto comprados para a Obras, eles estão de acordo com o solicitado no Projeto, informou.

O vereadores questionaram dos Benefícios Eventuais (materiais de construção, cestas básicas, auxílio mudança e auxílio passagens).

A Secretaria informou que a atual Administração da Assistência Social recebeu a pasta sem recursos para as cestas básicas e auxílio transporte, sendo que, de recursos constavam somente os R$30 mil que a Câmara havia direcionado para a pasta oriundos do Legislativo no ano de 2017 e que a Secretaria realizou mudanças para dar mais transparência na distribuição destes recursos:

“A nutricionista da Secretaria realizou dois modelos de cestas básicas para famílias de até três pessoas, o primeiro, e acima de 4 pessoas o segundo modelo, sendo compradas uma média de 30 cestas mês, de acordo com a Solicitação das famílias cadastradas, e que é comprada com recurso livres”, informou Stener Camargo, Assessor Superior.

“Não existia um padrão e há muito a gente escutava no interior que era recebido como cesta uma lata de óleo, um arroz devido a falta de padrão, que era uma solicitação nossa há anos. Por isso a importância desta nova forma de distribuir a cesta básica e que é entregue de acordo com a real necessidade das famílias atendidas e que são feitas com laudo social. Esse foi um dos maiores avanços de benefícios”, informou a presidente do Conselho.

A compra dos vales passagens para municípios de Santa Maria e Porto Alegre, conforme demanda, também foi aprovado após passar pelo conselho da Assistência Social e comprada e só é entregue mediante a aprovação do laudo realizado pelos técnicos.

“Antes o morador solicitava , por exemplo, 5 mil tijolos. E a Assistência fazia a doação. Hoje, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, é destinado um técnico quando é solicitado o material, seja ele tijolo, telhas, cimento, e é feito um levantamento real da necessidade daquele cidadão cadastrado na Assistência, para que não haja desperdício de material e do recurso da Secretaria, que desta forme tem controle maior destes, dando mais transparência da gestão”, completou a equipe.

Sobre o transporte de mudança, a Secretaria informou que conta com o auxílio de outras secretarias, como a de Agropecuária, Indústria e Comércio (que tem um caminhão). Em relação ao Abrigo, a Secretaria informou a redução de quase dez crianças, corroborando o trabalho de reintegração dos assistidos, das reformas realizadas, inclusive com parcerias privadas como o Sicred e também da equipe que trabalha no local e corte de horas extras, além de sanar mais de 50, das 94 pendências apontadas pela Vigilância sanitária.

Participaram da reunião a Secretária Zoé Silveira, seu adjunto Olcindo Soares, o assessor superior Stener Camargo, a Coordenadora Setorial da Assistência Social Catarina Nascimento, os vereadores Márcia Gervásio, Marco Aurélio Taschetto Vivian, Ricardo Rosso, Silvio Tondo e o Procurador Jurídico do Legislativo, Julío Coradini.

Data de publicação: 09/10/2018