O prefeito Giovani Amestoy, em reunião de governo com sua equipe de Secretariado, recebeu a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Cátia Cilene Dutra Morais (coordenadora), que apresentou as ações que serão realizadas em parceria com as pastas.

“Nós convidamos a Cátia, que irá coordenar a Compir, para apresentar o cronograma de ações e de parcerias que desenvolveremos em conjunto para oportunizar a igualdade, corrigir o passado ainda presente e diminuir qualquer espécie de preconceito”, disse o prefeito, no início da reunião.

“Não é a Cátia Cilene, professora, negra, que tá falando que há racismo. Não é o negro, da vila, do bairro, que convive diariamente com situações que nos colocam a margem. São dados, tristes estatísticas, com números de nosso município, inclusive, que demonstram que ainda vivemos, em muitos aspectos, à margem”, disse a coordenadora, apresentando dados do IBGE 2010.

De acordo com o censo, 20% dos caçapavanos se declararam negros, enquanto no Estado, 16% se declararam afrodescente e no Brasil apenas 9%. No município, 80% da população negra, que está no mercado de trabalho, ganha até um salário mínimo, enquanto o número de brancos reduz para 60%. Em relação aos estudos, 84% dos negros possuem ensino fundamental incompleto, enquanto o número de brancos também reduz para 54%. No Ensino Superior, o número é ainda mais alarmante: apenas 9% de pretos e pardos estão cursando faculdades e universidades enquanto o número de brancos é de 91%.

Dentre os projetos apresentados para que sejam desenvolvidas entre o compir e as Secretarias, Cátia Cilene falou sobre a implementação de estudo de cultura afrobrasileira nas escolas do município com a Seduc, capacitação de servidores negros (Educação, Administração e Saúde), Políticas de Saúde Negra entre fóruns, eventos ligados as outras áreas e secretarias e captação de recursos.

Participaram da reunião, além do prefeito, o vice, Luiz Guglielmin, os secretários: Aristides Costas (Educação), Cássia Freitas (Geral), Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), inês Casartelli (Saúde), João Timótheo (Secultur), José Dias Junior (Administração), Marcelo Freitas (Seagropic), Paulo Henriques (Obras), Nilvo Torres (adjunto Planejamento e Meio Ambiente), Zoé Silveira (Assistência Social) e o procurador Geral do Município, Luiz Pinto.

Data de publicação: 09/07/2018