Aconteceu nesta quinta-feira, dia 21 a Inauguração do Centro Materno Infantil de Caçapava do Sul.

Mais de R$70 mil foram investidos no local, que atenderá especialidades como obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem e contará com triagem, ambulatório, sala de amamentação e de fraldário.

“Eu penso que quando se fala em saúde pública, tem algumas coisas que a gente não consegue resolver, a primeira é que vivemos num país de terceiro mundo, pobre, com problemas em toda a rede de saúde. E nós vivemos no Estado do Rio Grande do Sul, estado falído, que admite com frequencia que não pagará a Prefeitura e os Hospitais dificultando ainda mais nosso atendimento”, disse o Secretário, falando dos números alcançados neste ano e do valor investido em saúde no Município.

“Este é um presente de Natal aos caçapavanos que necessitam de atenção à saúde básica”, completou.

O presidente do Legislativo, Ricardo Rosso, lembrou de uma fatalidade ocorrida ano passado, com um recém nascido, e que o Centro Materno Infantil deve auxiliar na atenção básica às mães e aos recém-nascidos.

"No primeiro ano do governo, estamos entregando aos mais humildes, que não têm condições de custear a saúde, de pagar um convênio, e encontrarão aqui uma estrutura de ponta e com qualidade de atendimento. Quando assumimos e verificamos os altos índices de mortalidade infantil no nosso município, pensamos em criar este Centro para que, no futuro, possamos ser referência em maternidade”, disse Giovani Amestoy.

Após descerrar a placa inaugurativa, prefeito, vice, secretários e convidados conhecerem as dependências do Centro Materno Infantil, que contará com mais de 7 salas de atendimento, fraldário, banheiros e que é equipado com câmeras de segurança.

Participaram ainda do evento o vice-prefeito Luiz Guglielmin e os secretários: Leslie Maicá de Melo (Educação); Ihoko Nakashima Mota (Fazenda); Cassia Freitas (Geral), Nei Tavares (Assistência Social), Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente), José Junior (Administração), Marcelo Freitas (Agropecuária, Indústria e Comércio); Paulo Henriques (Secretário de Obras). Os vereadores Paulo Pereira (PDT), Caio Casanova (SDD) e Jussarete Vargas (PP) e o presidente da Conselho de Saúde, Adail Camilo marcaram presença.

Data de publicação: 21/12/2017