“Faz 20 anos que moro aqui e que a nossa comunidade luta para conseguir um item básico de sobrevivência do ser humano, que é acesso à água potável e hoje estamos realizando um sonho” , disse Margareth da Silva Felix, moradora da Coxilha São José, ao ver a Caixa d água de 20 mil litros chegando no bairro nesta quinat-feira (21) e que beneficiará 56 famílias.

Quelem Fernandes informou que os moradores da Coxilha antes “dependiam de buscar água do poço na Escola próxima a comunidade, que a água era fervida para servir às crianças e para lavar ou produzir alimentos e que eles dependiam da ajuda de outros moradores que trabalhavam no centro e traziam diariamente galões de água a pedido dos vizinhos” .

Segundo Maria Lopes de Moura Carvalho, em maio, um grupo de moradores esteve na Prefeitura solicitando a Caixa d água e, após ter o pedido atendido pelo prefeito Giovani Amestoy, começaram a construção do espaço onde seria colocado o objeto de armazenamento de água:

O prefeito disse que conseguiria a Caixa e sugeriu que montássemos uma Associação de moradores. Ele nos colocou em contato com os secretários Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente) e Marcelo Freitas (Seagropic) que nos auxiliaram. Fizemos várias rifas e eventos e arrecadamos mais de R$ 8 mil, que usamos para a construção do local onde será instalada a caixa” , completou Maria.

Picada das Graças

Norimar Lemes da Silva, morador da Picada das Graças, também estava comemorando a chegada da outra caixa d água para a sua comunidade;

“Também buscamos há tempos esta Caixa, pois tem família que chega a andar mais de 2km por dia com baldes de água que vem cheio do poço mais perto de nossa comunidade” falou Norimar.

A Caixa d água, que deve beneficiar mais de 60 famílias da Picada das Graças, também foi uma das reivindicações dos moradores quando o Executivo promoveu “A Prefeitura é Aqui”, em Junho, na localidade.

Prefeitura

A Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio é a responsável pela compra das Caixas, com recurso livre, e que custaram R$ 8.900,00 (oito mil e novecentos reais), compradas através do edital 2621/2017, da empresa Comercial Difermaq Ltda.

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente instruiu os moradores das localidades beneficiadas na instalação dos projetos dos dois reservatórios, que têm tampa para acondicionamento de água, e são confeccionados em fibra de polietileno.

Os secretários Flávio Monteiro e Marcelo Freitas acompanharam a entrega das caixas e devem retornar às comunidades quando da instalação delas, conforme agendado com os moradores.

Data de publicação: 22/09/2017