O prefeito Giovani Amestoy, a Secretária de Educação Leslie Maicá de Melo e a chefe de Gabinete, Cássia Freitas, visitaram nesta segunda-feira (11) as obras da reforma da EMEI Pedacinho de Gente, que teve início na última sexta-feira (08).

A reforma da área de 550m² contempla a cobertura do prédio, recuperação das salas, cozinha, esquadrias, parte elétrica, forro, criação de novos banheiros, pintura interna e externa, colocação de equipamentos de proteção contra incêndio e está orçada em mais de R$190 mil, que são de recursos próprios do município, sendo parte dele (mais de R$100 mil) da verba que seria aplicada nos desfiles do Carnaval.

“O prédio, que faz parte do Instituto Municipal de Educação foi interditado em março deste ano pelo Corpo de Bombeiros, que alegou falta de PPCI, problemas no forro e na instalação elétrica do prédio, comprado há três anos pela Prefeitura. Ele é uma necessidade para atender a demanda das crianças da EMEI”, disse Flávio Monteiro, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, apresentando o Memorial Descritivo da reforma.

No mesmo dia da interdição, o prefeito Giovani Amestoy se reuniu com a Secretaria de Educação, Bombeiros e Promotoria de Justiça para que as aulas não fossem interrompidas. No Dia Seguinte, um mutirão envolvendo gabinete e Secretarias reconstruiu salas adaptadas no pavilhão onde ficava o salão de atos do Instituto, onde as salas estão alocadas até o término da obra.

Investimento em Educação

Além da visita à EMEI, o Prefeito e a Secretária vistoriaram também as obras da Creche da Vila Henriques, que foi retomada no mês passado e que começou a ser construída em 2009 e, oito anos após, ainda não foi concluída.

“Desde o início do mandato, o prefeito esteve três vezes em Brasília dialogando para retormarmos as obras que estavam paradas, dentre elas a Creche da Vila Henriques. Em julho, o prefeito esteve no Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com uma equipe técnica da Secretaria de Planejamento para solucionar os apontamentos emitidos e para que conseguíssemos reverter a situação, sem a necessidade de devolver todo o dinheiro do projeto, que atualizado ultrapassaria os R$2milhões”, lembrou Monteiro, informando que até dia 30 deste mês será apresentado o Projeto final da reforma da Creche.

Orçada em R$950 mil, com pouco mais de R$49 mil de contrapartida do município, a creche da Vila Henriques foi financiada através do Programa Proinfância e construída conforme projeto-padrão desenvolvido em parceria entre a Universidade de Brasília (UnB). Ela está instalada em um terreno com 2.800m², com área de 1.118,48m².

Mais reformas

Após a visita à Creche, eles estiveram ainda na EMEI Eva Saldanha para vistoriar o espaço, que precisa de reforma no muro da escola e também estudam, junto ao Planejamento, ampliar mais uma sala para ser usada como berçário, atendendo a demanda daquela região.

A Escola Inocêncio Prates Chaves também tem um projeto de reconstrução do muro e a Patrício Dias Ferreira está com projeto de reconstrução da rede elétrica e gerador em andamento.

Data de publicação: 12/09/2017