A 2ª Capital Farroupilha, Caçapava do Sul, está com uma programação para Chimango e Maragato nenhum botar defeito neste mês de Setembro, quando ocorre por todo o Estado os Festejos da Semana Farroupilha.

Nesta quarta-feira (11), às 13h30, acontece o Desfile de Abertura da Semana Farroupilha. O prefeito Giovani Amestoy receberá o Grupo Municipal de Cavalgadas Portal do Pampa, que traz a centelha da Chama Crioula de Piratini, 1ª capital Farroupilha, para Caçapava do Sul. Na ocasião, o prefeito distribuirá às Entidades Tradicionalistas do Município, que sairão do Forte Dom Pedro II, e desfilarão pela XV de Novembro,  a Centelha da Chama Crioula.

Na noite do dia 13, às 20h, haverá no CTG Ronda Crioula o Jantar de homenagem ao Patrono Semana Farroupilha, Luiz Delfino Ornellas. Nos CTGs do município também começam as festividades.

Das alvoradas, às 6 horas da manhã, aos bailes e fandangos tradicionalistas que ocorrem simultâneamente nos diversos CTGs do município, a programação da Semana Farroupilha de Caçapava do Sul contará ainda com jantares e almoço campeiros, rondas, missas, jogos de bocha e snooker, invernadas artísticas, apresentações de chimarrão dançante, bailes infatis, adulto e juvenis, mateada, entre outros eventos ligados ao Tradicionalismo.

Secultur

A Secretaria de Cultura e Turismo deu início às festividades na última sexta, com a Escolha dos Peões e Prendas Municipal e com o I Entrevero Cultural Artístico, que rolou sábado e domingo no Parque da Fonte do Mato com diversas apresentações e grande público presente. A Secultur realiza ainda, dentro da Programação da Semana Farroupilha, a I Semana Municipal Farroupilha, com apresentações e mostras sobre a cultura tradicionalista no Instituto Dinarte Ribeiro.

Programação Municipal:

Dia 14|09

Visita Patrono a DTG Escola Municipal Augusto Vitor Costa - Duraznal e Entidades Tradicionalistas.

Dia 15|09- das 10h às 12h

Iª SEMANA MUNICIPAL CULTURAL FARROUPILHA

Modalidade de Danças Tradicionais Gaúchas, com a apresentação de uma Invernada Artística para encerramento das Atividades Artísticas Culturais – Instituto de Educação Dinarte Ribeiro.

Dia 16|09- Sábado

- Das 14h às 17h – Entrevero Cultural no Parque da Fonte do Mato: às 14h  tem apresentação do  CTG Tropeiros do Picó, às 15h  é a vez do CTG Clareira da Mata e às 16h, encerrando a programação, do DTG Unidos pela Tradição.

Dia 17|09- Domingo

- Entrevero, no Parque Fonte do Mato, com apresentações às 14h da  Associação de Trovadores Ruy Freitas e às 15h com a Invernada da Associação de Trovadores Ruy Freitas.

- Visita Patrono às Entidades Tradicionalistas Dia Todo-

Data de publicação: 12/09/2017