Teve início na manhã desta quinta-feira (20) e segue até amanhã (21) o III Colóquio de Educação Inclusiva, Desafios da Educação Escolar, promovido pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Educação.

Teve início na manhã desta quinta-feira (20) e segue até amanhã (21) o III Colóquio de Educação Inclusiva, Desafios da Educação Escolar, promovido pela Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Educação.

A Abertura do evento ocorreu às 8h30 e contou com a presença do prefeito Giovani Amestoy; Aristides Costa (Coordenador da 13ª Regional de Educação); Leslie Maicá de Melo (Secretária de Educação); Maria de Jesus Andrade (Presidente do Conselho Municipal de Educação) e a coordenadora da Educação Especial, Andreia Amestoy Pereira.

O prefeito falou sobre o sancionamento da Lei que cria a “A semana de conscientização da Síndrome de Down”, assinada nesta semana, e que faz parte agora do calendário oficial do Município, além da Lei sancionada mês passado que garante a isenção de pessoas com deficiência e seus acompanhantes no transporte coletivo municipal, além de salientar a importância do desenvolvimento educacional voltado à inclusão.

O coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, Aristides de Macedo, frisou que o objetivo do evento é melhorar a qualidade de Ensino, da importância da inclusão, e do trabalho do prefeito  Giovani, "que cada vez mais ganha destaque no Estado pela forma participativa junto a toda a comunidade caçapavana". 

A Escola Wantui Miranda, onde fica a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) fez uma apresentação artística aos presentes que, em seguida, assistiram, ainda no período da manhã, a palestra do coaching Fábio de Oliveira, da Escola Geração F5, de Santa Maria, e que falou sobre o tema 10 passos para a Autolideração às professoras, diretoras, servidores e autoridades presentes.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, tem início as palestras Inclusão Escolar e a Educação Especial no Contexto das Políticas Públicas, com as professoras e especialistas na educação especial, Márcia da Silva Garcia e Ana Julia Petter, e, a partir das 16h, a palestra Desenho Universal para Aprendizagem como Prática Inclusiva no Ensino de Ciências, ministrada pela professora Elisangela Luz da costa, que ocorreria a noite, mas que foi antecipada.

Programação de Sexta-feira (21)

Na sexta-feira (21), a partir das 8h15, a AABB Comunidade fará uma apresentará artística, abrindo o III Colóquio de Educação Inclusiva.

Após, às 9h, o grupo de Hip Hop do CRAS, comandado pelo artista Manfred, também se apresentará. Às 9h30, as especialistas Cristiane Kubaski e Priscila Tólio Muller, ministrarão a palestra “Transtorno do Espectro do Autismo”, Conceito e Abordagem.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, ocorre a palestra Violência Infantil e Suas Consequências no Desenvolvimento Escolar, com a equipe técnica do Creas. Às 15h30 a terapeuta Jana Pilger fará uma apresentação de dança circular, junto dos convidados, encerrando o evento.

 

 

 

Data de publicação: 20/07/2017