O prefeito Giovani Amestoy recebeu em seu gabinete nesta semana Guilhermer Reischl, diretor da empresa caçapavana Egali Intercâmbio, parceira da Prefeitura no Programa “Caçapavanos no Mundo”. A secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo, e sua adjunto, Cátia Cilene Morais Dutra, também participaram da reunião.

Em sua 4ª Etapa, o Caçapavanos no Mundo, dá a oportunidade para alunos que se destacam nos estudos, na rede municipal, para fazer um intercâmbio gratuito. Este ano, os três alunos destaquem do ano passado embarcaram para Espanha.

“É uma forma de incentivar os estudos e estimular os alunos à frequência escolar, além de dar a oportunidade destes estudantes conhecerem outras línguas e culturas”, disse Reischl. O programa já levou alunos e professores da rede municipal para Argentina, Chile e Irlanda.

“Este programa além de oportunizar novas vivências aos jovens estudantes, faz com que eles desenvolvam seus conhecimentos e cultura que, no futuro, podem ser aplicados em nosso município. E ele não beneficia apenas os estudantes contemplados com o intercâmbio, beneficia toda a rede de educação, pois melhora a qualidade do ensino, uma vez que os alunos se empenham mais para conseguirem conquistador o tão sonhado intercâmbio”, enfatizou Amestoy.

O programa teve início em 2015 e já enviou mais de 20 intercambistas, entre professores e alunos da rede municipal, para cursos de línguas, como inglês e espanhol, além de intercâmbio cultural. Este ano a seleção deve começar no segundo semestre (entre agosto e setembro), mas é importante os alunos já ficarem atentos, pois um dos critérios avaliados se refere a nota do aluno desde o 1º semestre do ano. O destino ainda não foi escolhido, ele deve ser anunciado no lançamento da edição 2018.

Os três alunos da rede Municipal que se destacaram em 2017 e vão para o intercâmbio são:

Pamela Jandrine Batista Dornelas, da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, que ficou em 1º lugar. Em 2º lugar ficou a aluna Raiala Oliveira Iates, da Escola Municipal Dagoberto Barcelos. Já a terceira escolhida foi a aluna Laísa Maciel Nunes, da Escola Municipal Augusto Vitor Costa. Este ano o intercâmbio será na Espanha.

A prefeitura estuda ainda uma forma de ampliar o projeto Caçapavanos no Mundo para a rede educacional, professores e alunos, e de parcerias de intercâmbio com a empresa caçapavana para servidores do município possam aprimorar seus conhecimentos.

Data de publicação: 19/05/2017