O prefeito Giovani Amestoy recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira ( representantes de entidades que são favoráveis ao projeto Caçapava do Sul, da Votorantim: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Unipampa, Associação Comercial e Industrial de Caçapava, Sindicato do Calcário, Câmara de vereadores e empresários se fizeram presentes.

O prefeito Giovani Amestoy lembrou que o projeto caiu na esfera política, em vez de técnica, e que pede para que o projeto seja avaliado pelo órgão competente (Fepam). Giovani frisou que o projeto é de suma importância para o desenvolvimento do município e que deve mudar a realidade de abertura de vagas de empregos na região.

“Nossa maior riqueza é a mineração. Nosso vetor de desenvolvimento, há mais de 100 anos é a mineração. Temos aqui um dos maiores centros geológicos do país, além de uma universidade federal voltada à área. Ignorar este potencial de nosso município e das cidades da região é desprezar o nosso desenvolvimento”, lembrou Roberto Zamberlan, presidente da ACIC de Caçapava e do Sindicato da Indústria de Calcário do Estado.

Aline Balladares, diretora da Unipampa, campus Caçapava do Sul, lembrou que a universidade federal local é voltada para cursos de ciências da Terra, e que grande parte deste movimento contrário à instalação da empresa está relacionado a informação incorreta a respeito da extração mineral, que está presente no nosso dia a dia, seja de pasta de dente até aparelhos eletrônicos como o celular.

O empresário do ramo da mineração e do turismo, Marcelo Spode, citou que a instalação da empresa significa mais de 3 mil empregos para Caçapava e cidades da região, que também se beneficiarão com a necessidade de prestação de serviços para atender a demanda com a instalação da empresa e que as Minas do Camaquã pode, novamente, viver os tempos áureos da extração mineral, porém agora com m projeto de autossustentação pós fechamento da Mina da Votorantim, previsto para daqui 25 anos.

Participaram, ainda, da reunião os vereadores Alex Vargas, Jussarete Vargas, Márcia Gervásio, Marquinhos Vivian e o assessor do vereador Paulo Pereira (Favorino Soares), além de Ademar Luiz, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Data de publicação: 13/04/2017