A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Município da Educação lançou nesta terça-feira, dia 11 de abril, a primeira edição do concurso “Prefeito Mirim”, o objetivo da ação é contribuir para o desenvolvimento da cidadania e incentivar alunos do Ensino Fundamental a participar ativamente da comunidade, conhecendo seus aspectos sociais, políticos e econômicos.

Participarão da seleção todos os alunos do 4º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas municipais que possuem frequência escolar regular. A primeira etapa será uma seleção prévia nas escolas, onde a instituição de ensino irá selecionar e inscrever os alunos melhores classificados, o número de inscritos de cada escola irá depender de quantas turmas e alunos cada escola possui.

O concurso acontecerá no dia 29 de setembro, onde todos os alunos inscritos realizarão a prova no Instituto Municipal de Educação Profª Augusta Maria de Lima Marques, o concurso premiará o primeiro e segundo colocados nas provas, sendo classificados como “Prefeito(a) mirim” e “Vice-Prefeito(a) mirim”. Os agraciados serão divulgados no dia 12 de outubro, dia da criança, e a posse ocorrerá no dia 19 de outubro, o mandato dos escolhidos terá duração de um ano, quando o concurso ocorrerá novamente e os eleitos do corrente ano farão a transmissão do cargo para os novos prefeitos mirins.

Durando o “ano de mandato”, os representantes mirins, poderão acompanhar o Prefeito em compromissos oficiais e com isso viver a experiência do dia a dia da prefeitura e as atribuições e responsabilidades que o cargo exige.

O lançamento acontece no dia 11 de abril por se tratar do dia nacional do prefeito, data em que no ano de 1835 foi criada a função de prefeito pela Assembleia Provincial Paulista.

Data de publicação: 12/04/2017