A Secretaria Municipal de Saúde realizará a Campanha de Coleta de Preventivos contra o Câncer de Colo de Útero no próximo dia 11 de março. A ação, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher celebrado hoje (08), será realizada em todos os ESFs do município.

O exame preventivo “Papanicolau” será realizado nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (13h30min às 16h30min), nas seguintes unidades: - ESF I – PROMORAR; - ESF II – SANTA RITA (Postão); - ESF III – FLORESTA e ESF IV – VILA SUL.

O exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade ocasionado pela doença.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ, que é mais fácil de se tratar. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade, devem fazer o exame anualmente para maior segurança do diagnóstico. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolau indica se existe alguma outra infecção que precisa ser tratada. Muitas vezes é preciso que o parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.

Data de publicação: 08/03/2017