O prefeito Giovani Amestoy, que acumula a pasta de Agropecuária, Indústria e Comércio e seu adjunto, Marcelo Freitas, além do vice-prefeito, Luiz Guglielmin e o engenheiro agrônomo Gustavo Lima, da Emater, visitaram a Conti Olivos, produtora de azeite no Município, nesta segunda-feira (20).

Eles foram convidados pelo produtor rural Marcelo Costi, responsável pela propriedade, para acompanhar um dia de colheita e conhecer mais sobre o cultivar que vem ganhando cada vez mais destaque no país e que teve como precursor do plantio Caçapava, que detém a patente de cinco, das 14 marcas produzidas no estado (Cerro dos Olivais, Costi Olivos, Dom José, Prosperato e São Pedro).

A propriedade de Marcelo, que tem 20 hectares, sete deles com a plantação de azeitonas de diversas cultivares, pretende colher de seis a oito toneladas nesta safra, que prevê a produção de 40 mil litros de azeite em todo o Estado.

“O azeite produzido aqui é superior ao importado, pois, além de ser puro, e produzido em pequenas propriedades, ele mantém a qualidade do azeite por não sofrer por processos de transporte, calor, entre outros sofridos por azeites que vem em contêineres de navios, por exemplo, e que chega nas prateleiras rançoso e sem sabor”, disse Costi, cujo litro de 200ml de sua marca é vendido pelo preço médio dos demais azeites gaúchos, que custam R$25,00.

A abertura oficial da colheita da oliva no Estado será em São Sepé, no dia 15 de março, às 14h, em uma propriedade localizada às margens da BR-290, e contará com representantes do município.

Data de publicação: 21/02/2017