Dez municípios gaúchos, entre eles, Caçapava do Sul, foram contemplados pelo Programa Cidades Digitais, projeto que integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e prevê investimentos de R$201,7 milhões. A informação é do jornal Correio do Povo, edição de terça-feira, dia 15, que também afirma que na listagem divulgada recentemente no Diário Oficial da União, figuram 262 cidades - a maioria do Nordeste.

Os municípios gaúchos são: Caçapava do Sul, Canela, Cerro Grande do Sul, Fontoura Xavier, Igrejinha, Itaqui, Rio Pardo, Rolange, Rosário do Sul e São José do Norte.

O programa pretende modernizar a gestão municipal e o acessoaos serviços públicos com municípios com menos de 50 mil habitantes. A iniciativa prevê a instalação de infraestrutura de conexão de redes entre os órgãos públicos e a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gerir os setores financeiro, tributário, da saúde e da educação bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão de rede.

Outra ação do projeto é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto piloto, em que 80 municípios foram contemplados. Agora, as prefeituras serão convocadas pela Pasta para formalizar o acordo de cooperação com o governo federal e receber as instruções para operacionalizar a iniciativa. A implementação nos municípios selecionados de ocorrer a partir de janeiro de 2014.

Data de publicação: 15/10/2013