De 13 a 15 de maio, Caçapava do Sul receberá pela primeira vez o Festival Internacional Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo que ocorre fora do ambiente universitário.

Com o lema "Um Brinde à Ciência", o festival tem como objetivo estabelecer um debate informal entre pesquisadores e o público em geral em locais de interação social, como bares e restaurantes, oferecendo uma experiência singular de aprendizado e lazer. Segundo os organizadores do evento, a ideia é retirar a discussão científica de dentro das universidades e levar até a sociedade de uma forma leve, sem as formalidades intrínsecas ao mundo acadêmico. O Pint of Science para além de um festival, é uma estratégia fundamental para o debate e popularização da ciência no nosso país.
Em Caçapava do Sul, o evento é organizado por docentes, técnicos administrativos em educação e alunos da Unipampa, campus Caçapava do Sul, em parceria com o Geoparque Caçapava e a Prefeitura Municipal. O evento será realizado no bar Mercado Cultural (Avenida Pinheiro Machado, 443) onde 9 pesquisadores irão abordar temas de relevância científica que impactam diretamente no dia a dia da população.
O Pint of Science é um evento informal e, portanto, não é necessário realizar inscrição prévia – consequentemente, não há nenhuma taxa de pagamento. Os interessados em ciência - e uma boa conversa de bar – devem comparecer ao Mercado Cultural a partir das 19:00m e participarem livremente das atividades. O único custo é a consumação individual. O evento é indicado para pessoas de qualquer nível de formação que estejam dispostos a compartilhar conhecimento e trocar ideias sobre temas científicos.

Sobre o Pint of Science
Criado em 2012, no Reino Unido, o evento chegou ao Brasil em 2015 e, desde então, vem sendo realizado anualmente em diversas localidades. Em 2024, ocorrerá simultaneamente em 25 países, totalizando 495 cidades. O Brasil é o país que terá o maior número de cidades participando do festival este ano: serão 179 municípios de todas as regiões do país. No Rio Grande do Sul, além de Caçapava, o evento acontece nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Santa Maria, Rio Grande, São Gabriel, Alegrete, Itaqui, Cerro Largo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Santa Cruz do Sul.

Nome do evento: Pint of Science
Data: 13, 14 e 15 de maio
Horário: A partir das 19h
Local: Espaço Mercado Cultural, Av. Pinheiro Machado 443
PROGRAMAÇÂO:
13/05: Cientistas. O que comem? Onde vivem? O papel da Universidade em Caçapava do Sul
Prof. Dr. José Waldomiro Jiménez Rojas
Prof. Dr. Márcio Martins
Profª. Drª. Mayara Bittencourt Leão

14/05: Mudanças Climáticas. Será que o mundo vai acabar?
Prof. Dr. Everton Frigo
Profª. Msc. Mariah Xavier Rocha
Msc. Oscar Enmanuel Ticona Neyra

15/05: Geociências e Geodiversidade: uma viagem no tempo profundo!
Prof. Dr. Giuseppe Betino de Toni
Geólogo Msc. Marcelo Lusa
Geóloga Msc. Ana Paula Souza Corrêa

Para mais informações acesse: https://pintofscience.com.br/events/cacapava-do-sul