O prefeito Giovani Amestoy se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 30, com os responsáveis pela Defesa Civil Municipal, Brigada Militar, Bombeiros, Secretários (Assistência Social, Educação, Geral, Planejamento e Meio Ambiente, Obras) para discutir

a situação do município devido às chuvas que vêm ocorrendo desde sábado (27) e que evoluíram para grau severo de tempestades, conforme a Defesa Civil RS.
A reunião foi para discutir os pedidos de emergência que esses órgãos, Defesa Civil e secretarias vêm recebendo da população desde o fim de semana e para identificar áreas de riscos, a exemplo de localidades do interior que já registram pontes submersas, cabeceiras de pontes destruídas, ruas com trânsito interrompidos, casas que registraram alagues, escolas com aulas interditadas;
Defesa Civil, BM e Bombeiros
De acordo Gilnei Marques, da Defesa Civil, na segunda (29) foram registrados 4 pedidos de atendimentos às residências que tiveram problemas com as chuvas. Gilnei informou que três casas foram invadidas pela água devido a falta de escoamento do esgoto e uma residência por problemas nas calhas. Os Bombeiros informaram que auxiliaram nesses atendimentos e também estão identificando os pedidos de atendimento da população, assim como BM.
Obras e Seagropic
A Secretaria de Obras está fazendo um levantamento das principais localidades que estão interditadas devido queda de cabeceiras de pontes, pontes submersas, ou de erosão em trechos e que devem iniciar o transporte de cascalho e pedras para o reparo emergencial dessas localidades, sendo que, o patrolamento só será possível após trégua nas chuvas. São os pontos mais críticos levantados e que também foram informados pela Seagropic:
- Estrada e Ponte Santa Bárbara (pontilhão)
- Estrada Fagundes (trechos com erosão)
- Estrada Lanceiros (rio transbordou em alguns pontos
- Estrada do Pinheiro
-Estrada do Salso
-Passarela dos Dotto
-Rincão dos Paz
-Megatério
-Estrada do Segredo
-Rincão de Lourdes
A Defesa Civil RS e Polícia Rodoviária Federal (PRF) informaram pelas redes sociais que as BRs 290 (sentido Porto Alegre e São Gabriel) estão com trechos interrompidos devido aos transbordo dos rios e pontes, e também a BR 392 nos sentidos de Santa Maria e Santana da Boa Vista. A Estrada Caçapava-Lavras também tem trecho com transbordo do rio passando por cima da pista no Seival. Bairros diversos registraram entupimento de bueiros e erosão das ruas devido o alto volume de chuvas.
Seduc
As aulas nas escolas do interior do Município estão sendo interrompidas, a princípio até amanhã, e se necessário até sexta, bem como o transporte do interior já foi interrompido devido a localidades ilhadas. As escolas municipais com as aulas interrompidas ontem e hoje são:
- Escolas Dagoberto Barcellos
- Augusto Victor Costa
- Padre Fidêncio
- Além das escolas Patrício Dias Ferreira (aulas interrompidas ontem) e Eliana Bassi de Mello cujas aulas foram interrompidas na tarde desta terça-feira (com exceção das creches no pavilhão superior).
Assistência Social
A ação social informou que desde o início do mês vêm atendendo 12 casas da Sub50 que apresentam problemas com as chuvas (devido a má execução na construção dos telhados) e que já foi entregue material de construção para essas moradias e aberto processo para contratação de empresa de obras para reparo desses telhados. O Albergue Municipal também está atendendo mais de 17 pessoas em situação de vulnerabilidade, acima da capacidade devido às chuvas e início dos dias mais frios.
Saúde:
A Secretaria de Saúde informou que mais de 70 pacientes se deslocaram nas madrugadas, via transporte da saúde para consultas em outros municípios como Porto Alegre, Cachoeira, Santa Cruz e encruzilhada e que não conseguem retornar devido a interrupção nas estradas Estadual (a exemplo da RS 158) e Federal (BRs 290, 392). As viagens previstas para amanhã para Porto Alegre e Lajeado estão sendo canceladas e logo será remarcado.
Participaram da reunião com o prefeito Giovani, o Capitão Rodrigo Vasques (Bombeiros), Cel. BM Kenji, Secretários Andressa Lisboa (SMAS), Ariovaldo Gomes (adj Obras e chefes de setores), Cassia Freitas (SplaMA), Gislaine Huerta (Educação), Michele Mendes (Seagropic), William Brasil (Geral e Comunicação), Patrick Paz (Chefe de gabinete) e o Procurador Jurídico Municipal Luciano Pavanatto.

Fonte: SeComPMCP

Data de publicação: 30/04/2024