O período das chuvas traz um problema adicional para toda a população. O descarte inadequado do lixo doméstico em sacolas é um dos fatores que causam o entupimento de bueiros. Além disso, provoca a redução da vazão de águas pluviais.

Para minimizar os danos decorrentes dos temporais, a prefeitura vem realizando diversas obras de limpeza, desentupimento, substituição e construção de redes de esgoto e galerias.
Outro cuidado é com o serviço de recolhimento do lixo doméstico pela empresa contratada para esse trabalho, sempre cumprindo um itinerário regular, com dias e horários pré-estabelecidos em todas as regiões da cidade.
Com a redução da vazão das águas das chuvas, algumas localidades ficam sujeitas a alagamentos, o que pode provocar desde prejuízos matérias, como a perda de moveis e eletrodomésticos, como a proliferação de doenças, já que o lixo acumulado nas vias públicas atrai animais como ratos, moscas, baratas e mosquitos, vetores de doenças como o Aedes aegypti.
Portanto, a água da chuva contaminada, além de transmitir doenças, acaba afetando os moradores que fazem o descarte adequadamente, e por via de consequência, os que não fazem o descarte de forma correta, trazendo prejuízos a todos.
Dias a traz, aconteceu um fato dessa natureza na região sul da cidade (foto), com entupimento de uma boca de lobo, decorrente do lixo mal descartado, causando alagamento em algumas casas, com diversos prejuízos matérias, como perda de geladeira e televisores.
O Secretário e Obras Acidemar Mello, pede a população Caçapavana, que coloquem o lixo doméstico sempre nos horários próximos ao da coleta, ajudando de maneira exemplar a conservação das bocas de lobo e toda a rede, limpas, para um melhor escoamento das águas.

Fonte: Imprensa Municipal

Data de publicação: 19/02/2021