Começa amanhã (04) votação da Consulta PopularA Votação da Consulta Popular 2019/2020 começa nesta quarta-feira (04), e segue até sexta (06).

Começa amanhã (04) votação da Consulta Popular

A Votação da Consulta Popular 2019/2020 começa nesta quarta-feira (04), e segue até sexta (06). Neste ano, o Corede Campanha escolheu como demandas principais dos municípios o Turismo e Agricultura (desenvolvimento e acessos vicinais).

Nestes dias, é possível escolher qual prioridade você deseja que recebe recursos do Governo do Estado para o seu Município. Para isso, basta estar com o Título de Eleitor e RG ou CPF em mão e votar nos diversos pontos distribuídos por Caçapava do Sul.

“A Prefeitura, com o apoio da Seagropic, reorganizou em 2017 o Conselho Municipal de Desenvolvimento e, depois de dois anos sem participar da Consulta Popular, conseguiu naquele ano R$ 580 mil de recursos para Caçapava, deste valor previsto, o Município já recebeu R$200 mil (das áreas de agricultura familiar e segurança). Somente neste ano (2019), Caçapava deve receber mais de R$470 mil oriundos da votação para as áreas de saúde, segurança e agricultura familiar”, disse Michele Mendes Marques, Secretária da Seagropic.

É muito importante que as pessoas comparecem a estes pontos de votação (ver tabela abaixo) para que consigamos atingir a meta de pelo menos 4 mil votos e garantir o recurso para nosso município a exemplo dos anos de 2017 e 2018”, lembrou o Presidente do Comude de Caçapava do Sul, Lasier Garcia. “Somadas os recursos das votações de 2017 e 2018, o município garantiu mais de R$1,3 milhão de recursos”, lembrou.

Onde Votar:
*Pela internet (consultapopular.rs.gov.br
Pelo Celular via SMS: (RSVOTO#títulodeeleitor#númerodademandavotada)
Pontos do Município:
- Todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) serão pontos de votação
-Todas as Secretarias de Município
-Sindicato dos Trabalhadores Rurais
- Instituto Dinarte Ribeiro
-EENSA
-Cras (Vila Sul)

Consulta Popular. O que é:
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para a Consulta Popular 2019 o valor disponibilizado é de R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas Regionais, Assembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas. Nos encontros é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em na votação da Consulta Popular

Data de publicação: 03/09/2019