A Secretária de Agropecuária, Indústria e Comércio, Michele Mendes Marques, acompanhada do servidor Marcelo Cunha, médico-veterinário da Secretaria, se reuniu com o Prefeito Giovani Amestoy nesta terça-feira (19) para tratar da criação do programa deControle de Brucelose e Tuberculose Bovina.

De acordo com a Secretária a criação do programa é um incentivo aos pequenos produtores, e também para melhoria da saúde e qualidade dos animais, com efetivo controle dos gados leiteiros e touros.

Marcelo informou que a ideia é que o Programa seja semelhante ao que já é feito no Estado de Santa Catarina e que uma equipe técnica da Seagropic fará um curso em abril para poder fiscalizar o programa. Eles também sugeriram a criação de um setor para a análise dos exames dentro da Secretaria, futuramente.

De acordo com Michele, o Programa atenderá ainda uma exigência da Inspetoria Veterinária, que alega que é preciso aumentar o número de animais examinados no município, haja vista que, todo gado vendido precisa ter a documentação e vacina.

Recadastramento das marcas

Michele M. Marques ainda frisou o projeto de Lei que está sendo criado pela Secretaria para o recadastramento das Marcas.

De acordo com a Secretária, existem mais de 5 mil marcas no município e com o recadastramento, cuja marca e nome do proprietário estará digitalizada no site da Prefeitura, no setor de transparência, contribuirá para inibir o abigeato na região, além de facilitar a Polícia Civil na identificação dos animais frutos de abigeatários.

Data de publicação: 19/03/2019