O Prefeito Giovani Amestoy esteve em Porto Alegre na última quinta-feira (14), reunido com o Secretário Chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, para solicitar que o Estado cumpra com o convênio firmado com o Município para a Reforma da Av. Lima e Silva.

Na ocasião, Giovani entregou a Otomar cópias dos Documentos do Empenho efetuado pelo Estado, no valor de R$700 mil reais, depois do estorno do valor, que era previsto para o pagamento da Empresa Della Pasqua, que venceu a licitação. O Prefeito também apresentou cópias do comprovante de pagamento em nome da Prefeitura Municipal, que cumpriu com sua parte do contrato (R$79.931,86 valor pago em março deste ano e referente a 1ª medição).

Após a reunião com o Chefe da Casa Civil, o Prefeito foi encaminhado até o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), onde conversou com o atual Diretor Geral do Daer, Sívori Sarti da Silva, que encaminhou os relatórios à equipe técnica. De acordo com a equipe, não existe dotação orçamentária (previsão do recurso para pagamento da obra) no atual Governo. Eles também informaram que, dos 64 municípios que conseguiram firmar Convênio com o DAER para o asfaltamento, no fim do ano passado, apenas quatro deles receberam. Na sexta (15) O Daer envivou um documento à Secretaria da Fazenda e Gabinete informando que “está aguardando verba” (conforme cópia do e-mail na imagem abaixo).

Após a informação, o prefeito Giovani Amestoy retornou à Casa Civil e comunicou ao Secretário, Vivian, pedindo intervenção dele, junto ao Governador, Eduardo Leite, e também à Secretaria da Fazenda, para que seja feito Projeto de Lei para que o Estado coloque na dotação orçamentária o recurso e cumpra com o acordo firmado com Caçapava do Sul e demais municípios, haja vista que a empresa Della Pasqua, que venceu a licitação em nossa cidade, aguarda o pagamento do Estado para finalizar a obra.

O prefeito informou também que solicitou à empresa, quando da retomada da obra, que sejam feitas duas lombadas no local para a diminuição da velocidade dos veículos que trafegam na Lima e Silva, devido o alto fluxo de carro e pedestres na regão que liga à região Sul e ao Município de Lavras do Sul. Ele também solicitou ao Departamento de Trânsito para disponibilizar os agentes para evitar o trânsito de veículos em alta velocidade, principalmente na entrada e saída da comunidade escolar do local.

Data de publicação: 19/03/2019