A Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, que desde novembro (2018) tem se reunido com os diretores das empresas de calcário de Caçapava do Sul, deu um importante passo para o início do projeto de tornar a Cascata do Salso no Parque da Cascata: fez a reconstrução da estrada.

A reconstrução da estrada, com maquinário e mão de obra realizado pelas empresas de calcário, teve início na quinta-feira, sob a supervisão e parceria do Secretário adjunto de Turismo, Erni Rocha, responsável pela retomada do Projeto do Parque da Cascata.

“Quero agradecer e muito aos empresários do Calcário, Cruzeiro, DB, Fida, Inducal, Mônego, Mudador, Razzeira, Vigor ao presidente da ACIC, Zamberlan, todos parceiros com máquinas e equipe. Também agradeço o Prefeito Giovani, que foi parceiro neste sonho nosso de resgatar a Cascata do Salso que estava sob posse de uma hidroelétrica que não tinha interesse em resgatar o local turisticamente e que me deu total apoio para que buscássemos refazer a estrada e dar início ao sonho de fazer do local um parque nosso e para nós”, disse Erni.

O secretário adjuntou lembrou que há mais de 10 anos não se tinha acesso de carro até o local e que, em 2015, a Prefeitura Municipal concedeu a Cascata do Salso para a Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – CRERAL, por 30 anos. Porém, a empresa até outubro, quando foi desfeito o contrato, não havia dado início à obra nem realizado nenhuma intervenção no local, que estava abandonado.

Projeto Parque da Cascata

De acordo com o Secretário, desde 2009 existe na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente um Projeto de Parque da Cascata do Salso.

“O sonho de quem acredita no potencial turístico de Caçapava, nas nossas belezas, está despertando de novo. Nosso objetivo, com a reconstrução da estrada até a Cascata (os carros ficam a menos de 200 metros do local), com a construção do estacionamento, já feitos em parceria com as empresas é de que as pessoas voltem a frequentar o local”. O projeto contempla corrimão nas trilhas, deck de observação da queda e passarela, além de banheiro e lixeiras no local.

O prefeito Giovani Amestoy esteve ao menos duas vezes no local durante a reconstrução da estrada, agradeceu e parabenizou as empresas de calcário e empresários que têm ajudo, em meio a crise dos municípios, a fazer benfeitorias em Caçapava, e pediu para a população se apropriar do local, mas com cuidado pela vida (ao tomar banho nas águas de lá) e que mantenham a preservação da fauna e flora.

“Nós estamos reconstruindo a estrada, que foi um dos muitos pedidos que recebi quando candidato e que era um sonho de todos nós. Mas, o resgate do local, exige que as famílias cuidem de suas crianças, adolescentes e fique atenta aos riscos de afogamento. Também peço a colaboração para que as pessoas que por ventura levarem garrafas de água, sacolas com produtos de alimentos, retornem do local com o lixo que produzir, para não prejudicar a beleza da natureza local nem poluir aquele nosso balneário”, completou Amestoy.

Data de publicação: 31/01/2019