A Secretaria de Obras acompanhou na manhã desta segunda-feira, a interdição de uma via do Rincão de Lourdes feita por um grupo de pouco mais de 20 moradores, pedindo melhorias nas estradas da localidade.

O Secretário de Obras, Paulo Henriques, e seu adjunto, Vitalino Rosa, estiveram no local conversando com os moradores e com os vereadores Mariano Teixeira (PP), Silvio Tondo (PP) e Ricardo Rosso (PP), que estavam no protesto junto dos moradores.

Paulo informou que “compreende a situação da localidade e falou da dificuldade em atender todo o município, inclusive neste momento em que foi Decretada Situação de Emergência, devido às péssimas condições das estradas do interior e ruas dos bairros, vilas e centro após as fortes chuvas de janeiro.

“Nós solicitamos aos órgãos competentes, como Emater, Cotrisul, além dos laudos da nossa equipe de servidores das Secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, Assistência Social, Departamento de Trânsito, Educação e Seagropic, relatórios identificando as vias que necessitam de reparo urgente e seguiremos esse relatório, enviado à Defesa Civil Municipal, à Defesa Civil do Estado e ao Exército Estadual, haja vista o grande número de vias (praticamente todo o município, mais de 3 mil km afetados, segundo os relatórios), que precisam ser recuperadas e a quantidade de máquinas, apenas duas patrolas em condições para executar o serviço. Mas faremos o possível para atender a região”, disse o Secretário, que estava com a equipe no local que deu início a reparos emergenciais.

A Prefeitura estuda ainda, através da homologação do Estado do Decreto de Situação de Emergência, a contratação de horas máquina para auxiliar no conserto. Na última sexta (25), o prefeito Giovani Amestoy esteve em Porto Alegre em reuniões com a Defesa Civil do Estado e Exército Sul, que manifestaram ajuda, exigindo os relatórios apresentados pelo município e que já foram encaminhados na sexta.

Outra informação do Executivo é de que, desde quando Decretou Situação de Emergência, no dia 09 de janeiro, devido a quantidade de chuva que atingiu o município (mais de 300mm), a Prefeitura tem buscado a homologação do Decreto junto ao Governo do Estado (que deve ocorrer está semana) e tem auxiliado às famílias atingidas (sejam as mais de 30 que estão em situação de emergência e perderam seus bens com os alagues de suas residências, sejam na busca de recurso financeiro e de maquinário para a recuperação das estradas e ruas do interior, bairros e vilas).

Data de publicação: 28/01/2019