O prefeito Giovani Amestoy se reuniu com Chefe de gabinete do Presidente Michel Temer, Nara de Deus, nesta terça-feira (20), para discutir o rompimento do contrato do Governo Federal com o Programa Mais Médicos entre Brasil e Cuba.

Na ocasião, o Prefeito lembrou que Caçapava do Sul tem atualmente três médicos cubanos que atendem o município pelo Programa e cobrou agilidade na contratação de mais médicos via Governo Federal e da dificuldade da Região em contratação de médicos.

A Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul informou que recebeu nesta semana um comunicado do Governo Cubano do rompimento do contrato entre os países.

De acordo com a Secretária Inês Salles, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Forte, Promorar e Vila Henriques têm médicos atuando pelo convênio entre os países.

“De acordo com a Coordenadoria dos Mais Médicos na região eles têm até 10 de dezembro para deixar o país. Hoje (21) o prefeito Giovani, de Brasília, informou que o Ministério da Saúde abriu o cadastro para o Programa Mais Médico Brasileiro , que deverá substituir o outro. Porém, tentamos fazer o cadastro, mas sem sucesso, devido a quantidade de municípios que tentavam o mesmo processo simultâneamente”, informou Inês.

A Secretária frisou ainda que o cadastro de edital de contratação de Mais Médico Brasileiro, que oferece R$11 mil para que os médicos com registro Nacional preencham as vagas em aberto, deve ser um pouco moroso, haja vista que, antes mesmo do rompimento com Cuba, o país, dentre eles cidades com menos de 30 mil habitantes, têm dificuldade na contratação de profissionais.

Para não deixar os locais sem atendimento, a Secretária já dialogou com outros profissionais que atuam em ESF e Policlínica e que deverão atender como plantonistas nas ESFs onde trabalham os cubanos até que o Ministério da Educação consiga enviar novos profissionais.

Data de publicação: 21/11/2018