O prefeito Giovani Amestoy assinou nesta quinta-feira (04), junto ao Diretor Presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Jorge de Melo, e demais autoridades, em evento realizado na Universidade Federal do Pampa, a ordem de início de obras para implantação da 1ª Estação de Tratamento de Esgoto de Caçapava do Sul, cujo investimento é de quase R$8 Milhões.

De acordo com o diretor de Expansão da Corsan, Marcus Vinícius Almeida, “trata-se da primeira etapa do projeto que já estamos nos debruçando sobre ela com a colaboração de quase R$ 7 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e mais de R$1 milhão com recusos próprios da Corsan. Essa obra terá início em breve e outras virão em 2019 para dar continuidade deste projeto”.

“A obra inicial estava orçada em R$8 milhões e conseguimos um valor um pouco menor graças ao trabalho sério da nossa empresa, que é Pública, paga em dia e atende a população, que terá agora esgoto, que é de extrema importância para a saúde dos munícipes e que valorizará também os imóveis da localidade”, disse Melo, Presidente da Corsan.

“Esta obra, de uma empresa pública, que pertence aos gaúchos e gaúchas, administrada por funcionários públicos investindo mais de R$ 7 milhões na saúde pública dos caçapavanos e caçapavanas, atendendo nossa busca pelo recurso e luta para transformar nossa cidade num lugar melhor, com qualidade de vida para todos, é de suma importância e de orgulho para nós caçapavanos", disse Amestoy.

"Hoje a gente vê a Corsan, vindo aqui, junto ao Governo do Estado, com todas as dificuldades, fazendo o que tem de ser feito e com a construção desta 1ª Estação de Esgoto, a comunidade de Caçapava está ganhando”, disse o presidente do Legislativo", Marco Taschetto, que elogiou o trabalho do gerente da Corsan de Caçapava.

Flávio Monteiro, Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, lembrou que em março deste ano, ocorreu em Caçapava o lançamento do edital, com a presença do responsável pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação (SOSH) e que o município não conta com coleta nem com tratamento de esgoto:

“Com a construção da ETE será tratado 50% do esgoto da cidade. Existe previsão para construção de um segundo módulo, que garantirá capacidade de tratamento para todo o município, além da execução de redes coletoras, que levarão os resíduos das casas até a ETE. O investimento refletirá na qualidade de vida, oportunizando que as famílias possam ter acesso ao tratamento de esgoto”, completou Monteiro.

Participaram ainda do evento os Secretários Cássia Freitas (Geral), Zóe Silveira (Assistência Social) e seu adjunto, Alcindo Soares, o assessor superior Stener Camargo, a diretora do campus de Caçapava da Unipampa, Aline Lopes Balladares, o diretor de Saneamento da SOSH, Jean Bordin; a superintendente regional da Corsan no Pampa, Léa Patrícia Pinheiro Basei; o gerente da US de Caçapava do Sul, Ary Sá de Figueiredo, além de empresários, universitários, docentes e membros da comunidade caçapavana.

Data de publicação: 04/10/2018