As coordenadoras de Promoção de Igualdade Racial de Caçapava do Sul, Cátia Cilene Dutra Morais (Coordenadoria Municipal de Promoção de Igualdade Racial) e Nadir Maria de Jesus (chefe de Departamento de Igualdade Racial) de São Leopoldo se reuniram nesta quarta-feira (05) para discutirem os programas desenvolvidos em seus municípios.

Além de Nadir, Cátia Cilene foi recebida pela Secretaria de Direitos Humanos de São Leopoldo, Lucimar Lopes Pedroso e pelo Secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro vasconcelos.

“A coordenadoria de São Leopoldo é referência em políticas de igualdade racial, por isso viemos conhecer o trabalho e possibilidades de parceria”, disse Cátia Cilene.

“A Secretaria de Direitos Humanos de São Leopoldo trabalha com cinco eixos (idosos, juventude, LGBT+, Igualdade, Pessoas com Deficiências), cada um com um responsável por departamento, para que possamos trabalhar Políticas Públicas fomentando a inclusão e fortalecimento dessa comunidade para construir projetos a eles, que sofrem diversas formas de preconceitos" disse Lucimar.

“Não podemos fechar o olhos e esquecer que existe esta parcela negra da sociedade que vive a margem. A ideia é sair do estado de vítima para sermos protagonistas de ações que nos dizem respeito no município. Que assumamos nosso lugar social”, completou a coordenadora Nadir.

O Município de São Leopoldo possui inúmeros eventos promovidos pela Secretaria de Cultura e de Diretos Humanos em conjunto com a Coordenadoria Racial:

“Na festa do Colono, por exemplo, dos Imigrantes, oportunizamos que a cultura afro, que também colonizou e ajudou no crescimento da cidade, a ter seu espaco, voz e vez”, disse Nadir. Ela comentou que existem Fóruns de Beleza Negra, grupo de Empresários Negros (como Reafro), Projetos e Oficinas voltadas a comunidade negra que são voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas.

Além da troca de experiências, as coordenadoras afro disseram buscar parcerias com entidades, ONGs, iniciativas privadas, religiosas para difundir, propagar e conquistar espaços para toda a comunidade negra.

Data de publicação: 06/09/2018