A equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Obras estão firmando parceria com a Empresa Maringá Metais/Uglione Santa Maria para o recolhimento de vidros em geral, como garrafas, potes, tubos de televisores e etc.

Toda vez que acontece o recolhimento, o setor de Vigilância Ambiental emite um certificado para a Empresa, que autoriza a sua saída do Município transportando o material até o seu destino final, sem custos para o contribuinte.

A coleta seletiva de grandes quantidades é feita pela Prefeitura, sendo que devem ser feitas entregas de pequenas quantidades diretamente na Secretaria de Obras, na rua Félix da Cunha, 1176. No Final do mês de julho a empresa Maringá Metais recolheu 10 toneladas de vidro, na sua grande maioria, de garrafas vazias.

O coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde de Caçapava do Sul, Luiz Antônio Ilha, entende que a iniciativa é de suma importância para a população, pois além de dar um destino correto ao material, ajuda de forma excepcional a prevenção de doenças como a Dengue, Zika Vírus e Chicungunya.

“Geralmente a garrafa descartada fica com o gargalo para cima, juntando água da chuva e se tornando um local ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor do vírus. Aproveito o momento para pedir as pessoas que participem desse trabalho em conjunto, das Secretarias de Saúde e Obras, pois só assim poderemos evitar essas doenças graves que podem levar a sérias consequências” concluiu o Coordenador Ambiental, Ilha.

O Secretário de Obras, Paulo Henriques, salienta que esse trabalho é muito importante, pois além de colaborar com a saúde das pessoas, a Prefeitura soma pontos junto aos órgãos governamentais que trabalham na área do meio ambiente, facilitando futuras ações, projetos ou programas ambientais.

Data de publicação: 10/08/2018