De acordo com dados da Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS|Sine) de Caçapava do Sul o número de empregos cresceu em mais de 100 vagas no município em 2018, totalizando, somente neste primeiro semestre, 156 novos postos....

Segundo o relatório, em 2017 também houve um aumento, sendo abertos 170 postos. Somados, os anos de 2017 e 2018 há um aumento de 326 novos postos, o que não ocorria desde 2013. Nos anos anteriores, de 2016 e 2015, por exemplo, houve um saldo negativo, sendo fechados pelo menos 131 postos de trabalhos existentes (se somados).

O setor que mais cresceu, segundo os dados do SINE, foi o do setor de Serviços, que em 2017 contratou 725 pessoas e 506 em 2018, somando 1.231 postos novos, mesmo com o saldo de desligamento de 910 pessoas, houve ainda um aumento de 321 novas contratações.

Santa Maria, por exemplo, que tem uma população oito vezes maior que a de Caçapava do Sul, gerou somente 210 novos empregos. Se compararmos ainda aos anos de 2015 e 2016 quando foram contratadas 617 pessoas e demitidas 659, tendo um saldo negativo de 42 (postos fechados| demissões), Caçapava se destaca.

De acordo com a Secretaria da Fazenda o número também refletiu positivamente no aumento de pedidos de alvarás. Isso ocorreu, segundo o secretário-adjunto, Volnei Rosso, devido o aumento de abertura de MEIs (Microemprededor Individual), da fiscalização do setor de tributos responsável pela regularização de impostos e alvarás junto às empresas e prestadoras de serviços e pelo investimento do Executivo no incentivo do empreendedorismo.

O Prefeito Giovani Amestoy comemora o resultado e atribui ainda às políticas públicas como a do incetivo do empreendedorismo, realizado ano passado, quando o Gabinete em parceria com a Educação, convidou empresários do município para ministrar palestras na Escola Nossa Senhora das Graças:

“Esse número é uma conquista de toda a comunidade. De empresários que dedicaram seu tempo prestando cursos aos jovens do ensino médio, e do EJA, ano passado; de Programas com apoio do Executivo, como Empregar RS, que faz cursos de comportamento, mercado de trabalho e autoestima; do incentivo de nosso potencial e localização geográfica para a captação de empresas (como a Votorantim); da Ação Social, que promove cursos de qualificação; e, principalmente, de nossa comunidade, que acredita e investe em nosso município que está se desenvolvendo e que tem mão de obra qualificada e especializada com jovens e chefes de famílias que aproveitam estas oportunidades e participam das capacitações”, completou Giovani.

Data de publicação: 01/08/2018