De acordo com dados da Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS|Sine) de Caçapava do Sul o número de empregos cresceu em mais de 100 vagas no município em 2018, totalizando, somente neste primeiro semestre, 156 novos postos....

 

 

De acordo com dados da Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS|Sine) de Caçapava do Sul o número de empregos cresceu em mais de 100 vagas no município em 2018, totalizando, somente neste primeiro semestre, 156 novos postos.

Segundo o relatório, em 2017 também houve um aumento, sendo abertos 170 postos. Somados, os anos de 2017 e 2018 há um aumento de 326 novos postos, o que não ocorria desde 2013. Nos anos anteriores, de 2016 e 2015, por exemplo, houve um saldo negativo, sendo fechados pelo menos 131 postos de trabalhos existentes (se somados).

O setor que mais cresceu, segundo os dados do SINE, foi o do setor de Serviços, que em 2017 contratou 725 pessoas e 506 em 2018, somando 1.231 postos novos, mesmo com o saldo de desligamento de 910 pessoas, houve ainda um aumento de 321 novas contratações.

 

Santa Maria, por exemplo, que tem uma população oito vezes maior que a de Caçapava do Sul, gerou somente 210 novos empregos. Se compararmos ainda aos anos de 2015 e 2016 quando foram contratadas 617 pessoas e demitidas 659, tendo um saldo negativo de 42 (postos fechados| demissões), Caçapava se destaca.

De acordo com a Secretaria da Fazenda o número também refletiu positivamente no aumento de pedidos de alvarás. Isso ocorreu, segundo o secretário-adjunto, Volnei Rosso, devido o aumento de abertura de MEIs (Microemprededor Individual), da fiscalização do setor de tributos responsável pela regularização de impostos e alvarás junto às empresas e prestadoras de serviços e pelo investimento do Executivo no incentivo do empreendedorismo.

O Prefeito Giovani Amestoy comemora o resultado e atribui ainda às políticas públicas como a do incetivo do empreendedorismo, realizado ano passado, quando o Gabinete em parceria com a Educação, convidou empresários do município para ministrar palestras na Escola Nossa Senhora das Graças:

“Esse número é uma conquista de toda a comunidade. De empresários que dedicaram seu tempo prestando cursos aos jovens do ensino médio, e do EJA, ano passado; de Programas com apoio do Executivo, como Empregar RS, que faz cursos de comportamento, mercado de trabalho e autoestima; do incentivo de nosso potencial e localização geográfica para a captação de empresas (como a Votorantim); da Ação Social, que promove cursos de qualificação; e, principalmente, de nossa comunidade, que acredita e investe em nosso município que está se desenvolvendo e que tem mão de obra qualificada e especializada com jovens e chefes de famílias que aproveitam estas oportunidades e participam das capacitações”, completou Giovani.

 

Data de publicação: 01/08/2018