A Festa Mundial do Folclore de Caçapava do Sul, que está em sua 12ª edição, e que trará dançarinos da Argentina, Austria, Brasil, Chile e Uruguai na próxima semana, terá na plateia, pela primeira vez, centenas de caçapavanos que nunca tiveram a oportunidade de assistir ao festival.

Isso graças a parceria inédita que a Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul firmou com o grupo de Arte Nativa Os Chimangos, na assinatura do Convênio da Lei de Parcerias, onde o grupo disponibilizaria uma cota de 500 ingressos que seriam distribuidos aos alunos carentes das escolas do município (Cadastrados na Assistência Social) e também ao Grupo da Melhor Idade, como incentivo e acesso à Cultura e ao Festival.

O prefeito Giovani Amestoy, acompanhado dos Secretários Aristides Costa (Educação) e Cássia Freitas (Geral) e do presidente do Grupo Os Chimangos, professor Irajá Lemos, estiveram reunidos nesta manhã com as diretoras, professores e alunos das escolas selecionadas (de acordo com o índice de alunos Cadastrados em Programas Sociais):

Na Escola Patrício Dias Ferreira (Patronato) foram contemplados 70 alunos, que, além de ganharem um convite, terão direito a levar um acompanhante (familiar) para o evento (totalizando 140 ingressos). A diretora Maria Elaine dos Santos Rodrigues parabenizou a Prefeitura por “disseminar e descentralizar a cultura e por promover acesso a todas as classes sociais”.

“É fantástica essa iniciativa, pois muitos alunos que não teriam condições de assistirem aos espetáculos, devido o valor do ingresso, terão a oportunidade de ver a apresentação cultural de diversos países”, disse a diretora Paula Fernandez Chaves, da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, onde foram entregues 100 convites, sendo 50 para alunos e 50 para seus acompanhantes (país, irmãos, responsáveis).

Por fim, a Escola Municipal Inocêncio Prates Chaves, que levará 40 alunos, mais familiares deles (totalizando 80 ingressos), à apresentação da Festa Mundial do Folclore, também foi contemplada. “Esta ação é muito especial, nossos alunos estão muito felizes de poderem assistir ao evento”, disse a diretora Fátima Silveira.

O Grupo de Arte Nativa Os Chimangos, organizador do evento, completou 40 anos em 2017 e já se apresentou em vários países da Europa e dos Estados Unidos. Neste ano, além deles, ocorrerão apresentações dos grupos da Argentina (Instituto Martin Guemes), Áustria (Volkstanzgruppe Schützen Am Gebirge), Chile (Ballet Folclórico Municipal de Lautaro) e do Uruguai (Ballet Tierra Adentro).

Programação:

A Festa terá início sexta-feira, dia 27 de julho, às 20h, no Ginásio de Esportes Dr. Cyro Carlos de Melo (Melão). O valor do ingresso será de R$15,00 devendo ser comprado no local do evento.

Data de publicação: 19/07/2018