A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do município de Caçapava do Sul, em conjunto com a Secretaria de Obras, realizaram um mutirão nas Minas do Camaquã, onde foram visitadas, casa a casa, um total de 297 residências, afim de eliminar possíveis...

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do município de Caçapava do Sul, em conjunto com a Secretaria de Obras, realizaram um mutirão nas Minas do Camaquã, onde foram visitadas, casa a casa, um total de 297 residências, afim de eliminar possíveis criadouros e focos do mosquito Aedes Aegypti.

Participaram da ação 12 servidores da Secretaria da Saúde e10 servidores da Secretaria de Obras, que foi equipada com uma caçamba e uma retroescavadeira para as ações de limpeza, recolhendo lixo eletrônico, fogões e muitos pneus (foco acumulador da larva do mosquito).

Dentre os locais visitados, foram recolhidas nove amostras, sendo que uma foi positiva para o mosquito Aedes Aegypti. O coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Luiz Antônio O. Ilha, informou que “a presença do mosquito Aedes Aegypti não significa que exista a doença. Não. Estamos pegando mosquitos, porque estamos realizando um trabalho preventivo e contínuo, tanto na cidade quanto nas Minas do Camaquã. Nosso pessoal, os Agentes de Saúde Pública da FUNASA e os Agentes Comunitários de Saúde realizam trabalhos semanalmente, no controle e combate deste mosquito”.

O Coordenador ainda faz um alerta, pedindo a colaboração dos moradores, para que estes mantenham seus pátios e suas casas limpas, evitando acúmulo de lixo para que não junte água e, consequentemente, larvas do mosquito.

Data de publicação: 04/07/2018