A Secretaria de Educação está desenvolvendo nas Escolas Municipais de Ensino Eundamental (EMEF), com adolescentes de 8º e 9º ano, o Programa de Educação Emocional, em que os alunos recebem aulas de coach para melhorar a autoestima e promover autoconfiança e respeito.

O programa tem por objetivo contribuir para o autoconhecimento de estudantes adolescentes sobre suas potencialidades e habilidades, para que possam acessar recursos mais criativos e serem mais confiantes e realizados na vida pessoal e escolar. Ele contribui para o aprendizado e o equilíbrio emocional, melhora na comunicação e no desempenho escolar.

De acordo com Fabiane Oliveira, o programa é aplicado através de ferramentas de Coaching e de PNL (Programação Neurolinguística):

“O adolescente terá um melhor entendimento de si próprio e do ambiente que o cerca para que possa criar maneiras mais assertivas e criativas de lidar com sua realidade, para dar lugar a pensamentos fortalecedores e novas atitudes e comportamentos que favoreçam o seu sucesso, além do autoconhecimento que lhes proporcionam gerenciar melhor as suas emoções”, disse Fabiane.

O Programa acontece em cinco encontros realizados uma vez por semana, com cada turma. Ao final do quinto encontro, o aluno recebe certificado de participação.

A turma do 9º Ano da E.M.E.F Nossa Senhora das Graças foi a primeira a concluir o Programa, "e já se nota uma diferença de pensamento nos alunos que receberam a técnica", afirma Fabiane.

Data de publicação: 29/05/2018