O município de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Educação, foi selecionado para receber o Programa Mais Alfabetização do Ministério da Educação (MEC).

O município de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Educação, foi selecionado para receber o Programa Mais Alfabetização do Ministério da Educação (MEC). Ao todo, sete escolas municipais receberão recurso, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 

O programa tem por objetivo fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental, em virtude da tentativa de reverter à estagnação na aprendizagem, revelada pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), em 2016. 

O Coordenador de área da SEDUC, professor Edimar Fonseca comunicou que as escolas selecionados  são: Patrício Dias Ferreira, Nossa Senhora das Graças, Inocêncio Prates Chaves,  Dagoberto Barcellos, Augusto Vitor Costa, São João Batista e Professora Augusta Maria de Lima Marques, totalizando uma abrangência em 24 turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental. 

As escolas contempladas terão direito ao ressarcimento de transporte e alimentação dos Assistentes de Alfabetização que irão atuar como auxiliar do professor alfabetizador de turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental, com uma carga horária de 5 horas semanais em cada turma, por um período de 6 meses em 2018 e previsão de 8 meses a partir de 2019.

O Secretário de Educação, Aristides Costa, coloca que programas como o Mais Alfabetização são muito bem recebidos pelo município, "pois fortalecem as ações na escola com o objetivo de promover estratégias para a melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal, principalmente nos primeiros anos de inicio da alfabetização". 

 

Data de publicação: 25/05/2018