O prefeito Giovani Amestoy, durante a semana passada, realizou uma parceria com a empresa Ecotires Soluções Ambientais Ltda, de Faxinal do Soturno, para recolhimento periódico de pneus velhos no município.

Segundo informações da Secretaria de Obras, no dia 24 de abril, foram recolhidos mais de 20 toneladas de pneus em diversos locais do município, principalmente em empresas prestadoras do serviço de conserto e reparos, manutenção e substituição de pneus.

O material foi recolhido pela Secretaria de Obras e a Ecotires realizou o transporte até a cidade de Faxinal do Soturno, onde os pneus passarão por processo de reciclagem.

“Essa parceria foi muito importante para o município, não tínhamos o recolhimento periódico desse tipo de material e nem local apropriado adequado para armazenar pneus, muitos acabam sendo descartados de maneira irregular, principalmente nos acessos de nossa cidade”, disse o secretário de Obras, Paulo Henriques.

Conforme ambientalistas, o descarte de pneus no meio ambiente é um grande problema devido ao tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas, pois expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas e a atmosfera. Quando descartados de forma incorreta, podem acumular água, tonando-se local propício para a reprodução de mosquitos transmissores de diversas doenças, entre elas dengue, malária e febre amarela.

A ação de recolhimento dos pneus contou com a participação dos servidores da secretaria de obras e profissionais da empresa Ecotires e contou com apoio do gabinete do Vereador Paulo Pereira.

Data de publicação: 02/05/2018