A Secretaria de Saúde, através do setor de Epidemiologia, informa a população que não existe surto de toxoplasmose em Caçapava.

A Secretaria de Saúde, através do setor de Epidemiologia, informa a população que não existe surto de toxoplasmose em Caçapava.

 

A notícia de possíveis casos da doença, surgiu no final da tarde de ontem, através das redes sociais e nos grupos de watsapp.

 

Conforme a responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Sandra Bairros, até o momento ocorreu apenas um caso confirmado no município, o que está dentro da normalidade, já que no ano passado foram registrados quatro casos da doença.

 

“A toxoplasmose é uma doença comum que ocorre todos os anos. Em 2017 foram registrados quatro casos. O importante é ressaltar que as pessoas não precisam entrar em pânico porque não existe surto da doença até o presente momento”, disse Sandra Bairros.

 

A toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio de ingestão de alimento contaminados, especialmente carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro e também através de vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes dos animais hospedeiros.

 

 

Data de publicação: 26/04/2018