Mais de 140 pessoas, entre prefeitos, vice, responsáveis por entidades, órgãos mineradores, empresários e comunidade participaram nesta segunda-feira (16) do I Fórum pela Defesa da Mineração do Projeto Caçapava do Sul, da Nexa Resourch (Votorantim), promovido por moradores das Minas do Camaquã.

Os prefeitos Giovani Amestoy (Caçapava do Sul) e Sávio Prestes (Lavras do Sul), além do vice-prefeito Luiz Guglielmin, e ex-prefeitos Otomar Vivian (Caçapava) e Aristides Costas (Lavras), presidente da Câmara de Vereados de Caçapava, Marco Taschetto Vivian; Paul Cezanne (responsável pelo projeto de mineração Caçapava do Sul, da Nexa-Votorantim), além de Instituto Brasileiro de Mineração -IBRAM, e pela Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais – CPRM participaram das manifestações em prol do Projeto Caçapava do Sul, junto a demais moradores que também fizeram uso da palavra através de inscrições prévias.

“Somos o berço da mineração do minério de cobre no Brasil e estamos demonstrando que uma comunidade unida não somente poderá definir seu destino, bem como, dar mostras de sua capacidade de resistir às adversidades e apontar soluções. Nossa defesa ampla, irrestrita, respeitosa, mas contundente de um projeto mineral que com toda a certeza é sustentável e irá mudar em definitivo a caótica condição socioeconômica de toda a nossa região", disse José Deni, morador das Minas e proponente do Forúm.

"Iremos defender o direito de termos direitos, de podermos legar aos nossos filhos e netos oportunidades de trabalho e de renda e que, atingida determinada idade, eles não tenham de abandonar sua terra natal e engrossar as fileiras das grandes metrópoles em busca de trabalho e de subsistência”, completou o mineiro.

Giovani Amestoy também frisou a importância da mineração para esta região do Estado, do histórico minerador do município, das participações dele e dos prefeitos Sávio (Lavras) e Ito Freitas (Santana da Boa Vista) em Assembleias e Audiências “em sua maioria de grupos contrários ao Projeto” e disse que é preciso União dos munícipes das cidades que serão beneficiadas com o projeto para que se crie uma frente parlamentar multi-partidária, que envolverá os Poderes Executivos e Legislativos dos municípios de Caçapava do Sul, Lavras do Sul e Santana da Boa Vista, e que seja proposta na Assembleia do Estado uma Audiência positiva para discutir a Mineração nas cidades cuja fonte de renda e de emprego estejam atreladas a esta atividade, como é o caso de Caçapava do Sul.

Data de publicação: 17/04/2018