Em almoço festivo promovido na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), oSecretário de Estado de Obras, Saneamento e Habitação, Fabiano Pereira, juntamente com o prefeito, Giovani Amestoy, assinaram nesta segunda (19), o edital da maior obra realizada pelo Estado e no município de Caçapava do Sul:

"Esta é maior obra já realizada pela atual Gestão do Governo do Estado (R$8,2 milhões) e a maior obra já realizada no município de Caçapava do Sul", disse Pereira, em seu pronunciamento, minutos antes de assinar o Edital de execução da 1ª Estação de Tratamento de Saneamento Básico de Caçapava do Sul, divulgado hoje na Imprensa Oficial.

Ele disse que este recurso, proveniente da Funasa, saiu do papel graças ao Programa implantado em sua gestão, Destrava-RS:

"Agradeço ao Governador (José Ivo Sartori) por acreditar neste programa, onde pegamos obras que estavam paradas, como este recurso de Caçapava, como também o daEscolaNossa Senhora da Assunção (R$150mil) e que, por falta de projetos, ou de estímulos e que não funcionavam, agora estão, graças as forças tarefas e empenho do Governo do Estado, dos prefeitos de Caçapava, inclusive do Prefeito Giovani e do Secretário Flávio Monteiro,e queconseguimos dar seguimento e não perdermos estes recursosFederais".

De acordo com o Secretário, o edital assinado hoje é para dar inícioàs obras de Estação de Tratamento de Esgoto-Saneamento Básico.Ainda neste semestre deve ser assinado o Edital para a construção das redes coletoras de Esgoto no centro e bairros do município, informou Pereira. E por fim, os editais para compra de bombas que levarãoo material coletadoàs estações de tratamento.

"É com imensa satisfação que anunciamos esta obra, a maior já orçada em Caçapava, que trata da Estação de Tratamento de Esgoto, graças ao empenho do Fabiano. Apesar de muitos dizerem que esgoto não dá voto, ele traz melhora na qualidade de vida, saúde pública. Este é nosso objetivo, inovar e garantir uma Caçapava melhor para todos", falou o prefeito Amestoy.

"A cada um real investido em saneamento,sãoR$4 economizadosem saúde. E é inaceitavel que o Estado só tenha 14% doesgoto Tratado. Saneamento é meio ambiente, qualidade de vida, saúde e valorização imobiliária, pois uma casa com tratamento de esgoto valoriza em 15% o imóvel", completou Pereira.

Participaram do ato de assinatura do edital, o diretor Administrativo da Corsan, Marcus Vinicius de Almeida; a superintende regional da Corsan, Léa Patrícia Pinheiro; o gerente local da Corsan, Ary Sá Figueiredo; diretor de Saneamento da Secretaria de Obras e Habitação, Jean Bordin; o vice-presidente do Legislativo, Silvio Tondo e o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Flávio Monteiro.

Participaram da assinatura ainda os Secretários Juarez Teixeira (Saúde), Cássia Freitas (Geral); Ihoko Nakashima Mota (Fazenda); Nei Tavares (Assistência Social); José Junior Dias (Administração); Marcelo Freitas (Agropecuária, Indústria e Comércio); Paulo Henriques (Obras), João Timótheo Machado (Cultura e Turismo), Aristides Costa (Educação). Além dos vereadores Paulo Pereira, Ricardo Rosso, Caio Casanova, Mariano Teixeira e Jussarete Vargas.

Data de publicação: 19/03/2018