O Vice Luiz Guglielmin, prefeito em Exercício, recebeu no gabinete hoje (23), acompanhado dos Secretários de Governo, o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), Otomar Vivian.

 

O Vice Luiz Guglielmin, prefeito em Exercício, recebeu no gabinete hoje (23), acompanhado dos Secretários de Governo, o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), Otomar Vivian.

O ex-prefeito de Caçapava falou sobre o Ipe, Governo do Estado e que ficou sabendo, através do Secretário de Obras do Estado, Fabiano Pereira, a notícia de que a Corsan abrirá o edital de licitação para a construção da Estação de Tratamento de Água e Esgoto do Município e, sabendo de que a assinatura deve ser feita em breve, se colocou à disposição da Prefeitura:

“Desde 2009, quando foi cadastrado o projeto na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) os prefeitos, tanto o que me antecedeu (Cel Tiaraju de Castro), quanto o Giovani (Amestoy), buscam junto a empresa a realização desta obra. Quando soube da notícia, quis me colocar à disposição do município, como cidadão caçapavano”, disse Vivian.

Guglielmin informou que o prefeito Giovani, juntamente do Secretário Flávio Monteiro, que também é do Partido Socialista Brasileiro, mesmo do Secretário Estadual, desde quando assumiram vêm se reunindo com Pereira para agilizar o resgate do recurso para dar início a obra, cujo montante ultrapassa os R$7 milhões.

“Assim que assumimos, ainda em Janeiro de 2017, o prefeito Giovani solicitou um levantamento deste projeto a minha Secretaria e levou até o então Secretário de Obras, Deputado Gerson Burman (PDT). Quando o Fabiano (PSB) assumiu o posto, acompanhei o Giovani em reunião na Secretaria, em Porto Alegre, para, novamente, pedirmos agilidade no processo da Estação de Tratamento de Esgoto em Caçapava, atendendo a demanda que já havia passado por outras gestões sem resolução”, lembrou Monteiro, citando, ainda a vinda do Superintendente Estadual da Corsan, André Finamor, do Superintendente Regional, José Antonio Marin de Oliveira e do Engenheiro de Expansão da empresa, Fabiano Cruz, no início de 2017 no Gabinete, onde também foi discutido o projeto de recolhimento de esgoto no município.

Na ocasião, o prefeito Giovani Amestoy fez um Decreto de Utilidade Pública, entregue ao diretor técnico da Corsan de Porto Alegre, Antônio Gomes, disponibilizando a área para agilizar a construção da Estação de Tratamento de Esgotamento sanitário no município, documento exigido anteriormente pela Corsan. De acordo com Gomes, a segunda parte do projeto, determina ainda a construção de 21 quilometros de rede de esgoto com possibilidade de expansão da rede, cujo valor estimado é de R$ 31 milhões.

Participaram da agenda os Secretários: Aristides Costa (Educação), Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente), Geni Oliveira (Adjunta Saúde), Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), José Junior Dias (Administração), Marcelo Freitas (Agropecuária), Michele Mendes (adjunta Geral), Nei Tavares (Assistência Social) e Paulo Henriques (Obras).

 

Data de publicação: 23/02/2018