O vice Luiz Guglielmin, prefeito em exercício, acompanhado do Secretário de Agropecuária, Indústria e Comércio, Marcelo Freitas, e Nei Tavares (Assistência Social) fizeram uma visita nesta quinta-feira (22) na empresa Tecnoplantas, responsável pela produção do Azeite Prosperato.

Na propriedade, com mais de 300 hectares, e mais de 90 mil árvores de oliveiras, foram colhidas nesta safra uma média de 3 a 4 kg por pé, abaixo da média anual, que é de 10 kg. Segundo Osmar Rosa, Diretor Técnico da empresa e Eudes Marchetti, diretor Geral, que acompanharam a comitiva da prefeitura, isso foi devido as condições climáticas, e a baixa quantidade de chuva.

“Nós colhemos em média 100 toneladas de azeitonas e produzimos aproximadamente de 10 a 12 mil litros de azeite, e com qualidade e reconhecimento internacional. Em março nosso produto deve chegar às prateleiras e temos a perspectiva de que até 2020 o azeite gaúcho seja reconhecido em todo mundo pela qualidade e pelo investimento no fruto e em maquinário de ponta”, justificou Marchetti.

Os diretores da Prosperato apresentaram à equipe da prefeitura uma nova máquina, que trata-se de uma colheitadeira dos frutos:

“Ela vibra os galhos de árvores e recolhe os frutos sem que eles caiam no chão e sem danificá-los, proporcionando melhor qualidade de acidez, além de não correr o risco de pisotear a azeitona, o que as vezes ocorre na colheita manual, e de não estragar a planta”, disse Rosa.

Caçapava detém a patente de cinco, das 14 marcas produzidas no estado (Cerro dos Olivais, Costi Olivos, Dom José, Prosperato e São Pedro).

Segundo especilistas, o azeite produzido no município, a exemplo da Prosperato, com prêmios internacionais devido a baixa acidez, é superior ao importado, pois, além de ser puro, e produzido em pequenas propriedades, mantém a qualidade por não sofrer por processos de transporte, calor, entre outros sofridos por azeites que vêm em contêineres de navios e que chegam nas prateleiras rançosos e sem sabor.

Data de publicação: 22/02/2018