O Museu Lanceiros do Sul lança neste final de semana a Exposição “Megatherium- A Preguiça Gigante”, com os fósseis do animal, semelhante ao personagem Sid, da Era do Gelo, encontrado em Caçapava do Sul, na década de 80, por pesquisadores de paleontolog...

O Museu Lanceiros do Sul lança neste final de semana a Exposição “Megatherium- A Preguiça Gigante”, com os fósseis do animal, semelhante ao personagem Sid, da Era do Gelo, encontrado em Caçapava do Sul, na década de 80, por pesquisadores de paleontologia.

Segundo pesquisadores, a Preguiça Gigante, como é popularmente chamada, é da espécie Megatherium Americanum, media em torno de 6m e pesava mais de 5 toneladas (aproximadamente o tamanho de um elefante) e vivia em paleotocas por elas escavadas e encontradas em todo o Estado no Pleistoceno  Superior.

A preguiça Caçapavana foi encontrada no arroio do Passo do Pessegueiro, na localidade que leva seu nome, Passo do Megatério, por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica-RS, que ficou com parte do crânio do achado arqueológico, em exposição no Museu da Universidade.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, João Timótheo Machado, os fósseis do animal estavam guardados na reserva técnica, mas ficarão em exposição permanente para que o município, Capital da Geodiversidade, possa se apropriar de sua geocultura:

“Há um grupo de caçapavanos que busca desenvolver a cadeia do geoturismo e da rica cultura do município. Este grupo tem se reunido juntamente com as Universidades Federal do Pampa, de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPEL), além da Secultur, para desenvolver estas ações, de cultura lincada ao turismo e, pensando, cada vez mais em divulgar o município como atrativo do Geoturismo do Estado. Esta exposição vem de encontro com as ideias discutidas neste encontros”, disse João Timótheo.

O Nosso Cid, da Era do Gelo

Quem visitar o Museu, aberto de segunda a sexta, das 9h às 15h, e sábados e feriados em horários especiais, poderá conferir os fósseis; oito no total, além de duas réplicas das garras do gigante animal encontrado em Caçapava do Sul e que habitou estas terras no Período Quaternário, sendo extintos  cerca de 10 mil anos atrás, convivendo com os primeiros humanos do município.

Além dos fósseis, será possível encontrar a descrição das partes ósseas do animal e também imagens e história do Megatherium e de sua descoberta.

Exposição Zoobotânica chega ao fim

A Exposição de fósseis, vertebrados com peças do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica, que estava aberta desde o segundo semestre de 2017, em Caçapava do Sul, chegou ao fim.

Segundo João Timótheo, mais de 3 mil pessoas conferiram o acervo, dentre estudantes da rede municipal de ensino, múnicipes e turistas, que aproveitaram o Museu, aberto aos fins de semana e feriados, para conferirem as exposições.

O Museu Lanceiros do Sul conta ainda com exposições permanentes de artefatos Farroupilhas, de Mineração e do cotidiano do município. Mais informações pelo telefone do Centro de Cultura (55) 3281-3936 ou na Secretaria de Turismo (55) 3281-1599.

Data de publicação: 18/01/2018