Aconteceu na terça-feira (09) o 2º Encontro do Desenvolvimento do Turismo de Caçapava do Sul, no Auditório da Universidade Federal do Pampa, promovido pela Unipampa em parceria com a UFSM, Ufpel e Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), através do secretário João Timótheo Machado.

O evento, ministrado pelo geólogo da UFSM, André Borba, discutiu sobre o Potencial do Geoturismo de Caçapava do Sul e a criação de uma Associação de Desenvolvimento do Turismo do Município junto aos mais de 30 empresários, professores e simpatizantes do desenvolvimento turístico do município.

"Para transformar Caçapava em cidade turística, é preciso que a comunidade valorize e se aproprie de sua geodiversidade e patrimônio natural e cultural, além de que, é preciso que os empreendimentos turísticos (hotéis, agências, restaurantes, guias) hajam em parceria, um indicando o outro, que exista ainda nesta rede profissionais liberais que criem suvenirs (artesanatos) para que o visitante leve de lembrança e, por fim, que o poder público facilite a comunicação e acesso aos visitantes", disse Borba.

O professor, disse ainda que a UFSM, Unipampa e UFPEL estão desde 2012 com o projeto, que almeja transformar Caçapava do Sul num Geoparque.

"Temos quase todos os requisitos, falta fortalecer esta rede, assim, vamos projetar a cidade de forma regional, nacional e internacionalmente como um território de valorização da geodiversidade e, se conseguirmos torná-la Geoparque, ela será certificada como um pela UNESCO e faz parte de um território onde um dos principais motores de desenvolvimento é o Geoturismo", completou.

No primeiro encontro, as Universidades apresentaram as plataformas com informações turísticas que deverão ser colocadas, em parceria com a Prefeitura, em pontos estratégicos do município. Nesta reunião a Unipampa disse que está captando recursos para doar uma Preguiça Gigante (Megatério), para que seja mais um símbolo do geoturismo do município, afirmou Borba, e que deverá ser colocado na entrada da cidade.

Data de publicação: 11/01/2018