O prefeito Giovani Amestoy se reuniu nesta quinta-feira (04) com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Cézar Schirmer, em Porto Alegre. A reunião foi para tratar de assuntos correlacionados à segurança do município.

Na ocasião, Amestoy assinou o convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, nomeado como SIM (Sistema de Segurança Integrada com os Municípios), que propõe a integração de políticas públicas entre os municípios voltadas à prevenção, coibir ações de vandalismo, furtos, assaltos, além de integrar a população e poderes públicos através de redes de segurança comunitárias.

Dentro do Sim, há o projeto cercamento eletrônico, que trata de câmeras de segurança instalada em pontos estratégicos como Brs, avenidas, ruas de municípios, para coibir açõe criminosas; além de integração nas operações de segurança, e integração nas informações e no serviço de inteligência de segurança.

“Caçapava do Sul tem o Grupo de Apoio à Brigada, que juntamente com o Rotary Club Caçapava, BM, PC, empresários e entidades, discutem a instalação de quatro câmeras de segurança no município, cujas imagens devem ser disponibilizadas ao Estado, dentro deste programa do Sim”, informou Amestoy, que deve reunir o grupo mencionado para uma reunião na Secretaria de Segurança Pública.

O prefeito aproveitou a reunião com o Secretário para reforçar o pedido de aumento de efetivo no município e também solicitou mais policiamento nas festividades do Carnaval 2018 e sobre a reutilização de mão de obra prisional, a exemplo do que deve ocorrer em Caçapava, quando do funcionamento da Fábrica de Calçamento no presídio Estadual de Caçapava do Sul.

Saiba mais sobre o Sim

O SIM|RS tem por objetivo integrar as esferas da Segurança Pública e entes de fiscalização no Estado do Rio Grande do Sul, permitindo a troca de informações e a integração das tecnologias atuais e futuras; a construção em conjunto de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes das guardas municipais; o aprimoramento da capacidade de resposta aos chamados de urgência e emergência; a otimização dos serviços de prevenção prestados à população; a estruturação de Serviços Civis Auxiliares de Bombeiros, bem como a reinserção de apenados na sociedade mediante a utilização de mão de obra prisional.

Data de publicação: 05/01/2018