O prefeito Giovani Amestoy, a Secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo, a vice-diretora do Sindicato dos Professores de Caçapava do Sul, Marcia Miolo Dias e Genova Bittencourt, também do Simpronc, se reuniram com uma equipe técnica na Federação de Associações de Municípios de do Rio Grande do Sul (FAMURS),na manhã desta quarta-feira (06), em Porto Alegre, para discutirem plano de carreira e sobre o pagamento do piso nacional dos professores.

Eles foram recebidos pelo coordenador Geral, Luciano Machado, e sua equipe técnica especializada na área, Marilze Fernandes e Adriana Marcon, que explicaram sobre o pagamento do Piso Nacional dos docentes e sobre a implantação do Plano de Carreira.

“O Simpronc tinha dúvidas em relação a efetivação do pagamento do índice Nacional pago em fevereiro, devido aos percentuais efetivados neste ano”, questionou Márcia em relação às perguntas feitas pela categoria.

“Atualmente mais de 150 municípios do Estado não pagam o piso, e mesmo os que pagam, estão deteriorando o pagamento devido a falta de recursos. Conforme o parecer jurídico apresentado por Caçapava do Sul, e mediante a explanação do Sindicato, Secretaria de Educaçação e Prefeito, constatamos que o município está, sim, cumprindo com o pagamento do piso”, disse Fernandes.

Marcon explicou que Caçapava paga um percentual acima do estipulado para o Piso Nacional, conforme documentação apresentada pelo Simpronc, que diz que o valor pago a docentes de nível especial em Caçapava é de R$1.106,04 com complemento e o de nível superior é de R$1.149,40 e, com o complemento é de R$ 1.437,89. “Esta complementação feita é acima do piso”, completou.

Em relação ao reajuste para 2018, o prefeito disse que o município garantirá o índice que for apontado pelo Ministério da Educação e que a Secretaria de Educação vai dar início ao processo do Plano de Carreira dos Docentes Caçapavanos, que ainda não existe.

Data de publicação: 07/12/2017