A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade, está lançando uma campanha de mobilização social, com o objetivo de incentivar as contribuições aos Fundos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.

A finalidade dessa campanha é incrementar os recursos financeiros desses fundos com a doação de parte do Imposto de Renda a pagar.

Para isso, durante a semana passada, foi realizada uma reunião entre os integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Caçapava do Sul e a secretária de Assistência Social, Maria Tereza de Macedo.

Na oportunidade, o Delegado Regional do CRC, Joelton Nunes dos Santos, explicou a todos os presentes o objetivo e como irá funcionar a campanha.

Conforme Joelton a pessoa física que faz declaração pelo modelo completo e a pessoa jurídica que apura imposto pelo lucro real, podem fazer doações ao Funcriança e ao Fundo do Idoso sem gastar nada.

“Ao invés de pagar 100% do imposto devido, os interessados em doar ao Funcriança e ao Fundo do Idoso irão pagar 6% como doação e 94% como imposto” – explicou o contador.

Durante a reunião, Joelton também destacou as vantagens de participar da Campanha, pois ao converter o imposto em doação, o contribuinte não gasta nada e ajuda a resgatar a dignidade de pessoas que dependem da caridade para garantia de seus direitos.

“Quanto mais doadores houver, maior será o número de crianças, adolescentes e idosos que terão seus direitos assegurados com recursos públicos” – disse Joelton.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria Tereza Macedo, o potencial de arrecadação no ano anterior foi de R$421.196.33, que poderiam ser destinados as instituições do município.

“Em Caçapava temos uma cultura muito forte de participação e contribuição. Tenho certeza de que quando as pessoas estiverem mais esclarecidas em relação as doações do imposto devido aumentará expressivamente o repasse aos fundos” – disse a secretária de Assistência Social.

Os interessados em fazer as doações devem procurar o seu contador para mais informações.

Data de publicação: 27/11/2017