No dia da Consciência Negra, segunda-feira (20), as professoras negras de Caçapava do Sul, em especial, as duas pioneiras a lecionarem no município: Silvina Teixeira (In memoriam) e Maria Leniza Dorneles Esteves, foram homenageadas no I Encontro de Educadores Negros.

O evento, idealizado pelo Clube Harmonia, através do Coletivo Omodê e que contou com a parceria da Secretaria de Educação e Sindicato dos Professores, aconteceu no Clube Recreativo Harmonia.

Ele contou com a presença do prefeito Giovani Amestoy e dos Secretários Leslie Maicá de Melo (Educação) e sua adjunta Cátia Cilene Morais Dutra, Ihoko Nakashima Mota (Fazenda) e João Timotheo Machado (Secultur). Também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Professores Dolores Stell, o representante do Conselho Municipal de Educação, Luiz Hugo Burin e o representante do Clube Recreativo Harmonia, Francisco Acidemar Nunes, a professora Maria Leniza, o filho da professora Silviana, Luiz Denei.

Ocorreram várias apresentações de entidades ligadas à cultura afro como grupo de Capoeira Herdeiros da Ginga, grupo de Dança Clara Nunes, hip Hop com Soundcrew, entre outras atrações.

"Esta data é para homenagearmos mulheres negras que profissionalmente ocuparam espaços públicos. Esse movimento é muito mais que uma simples inserção, cada um tem uma história de luta, resistência, emoção e muito amor. E cada uma é referência no lugar onde está. Todas, em algum momento, romperam o esteriótipo de que negros não são intelectualmente capazes. Obrigada!", disse Cátia Cilene.

“Como diria Martin Luther King, um dos grandes líderes negros, políticos e religiosos da América: eu tenho um sonho que um dia essa nação se levantará e viverá o verdadeiro significado do seu credo, nós sustentamos, como evidentes é verdade, que todos os homens são criados iguais . Este é o sonho que nós temos”, falou o Prefeito Giovani Amestoy em seu discurso, onde citou várias personalidades negras, desde presidentes como Barack Obama, Nelson Mandela e também políticos e personalidades caçapavanas, entre elas Pedro Gaspar (vereador durante 28 anos em Caçapava do Sul) e a professora Cátia Cilene Morais Dutra.

Professoras homenageadas: Salete Henriques Terezinha dos Santos; Claúdia Josiele Alves Henriques, Clézia Dorneles Marques, Irma Alves Dorneles, Zeula Madelaine Dorneles dos Santos, Eliete de Jesus Gonçalves, Maria Aparecida Dorneles Ferreira, Maria Elaine Rodrigues dos Santos, Tatiuze Santos dos Santos, Mara Juselda Camargo Rodrigues, Sinara Aires Garcia, Sônia Teixeira Dias, Idolci Pires, Irene Pires, Eni Marques Camargo, Angela Freitas, Vanda Sitó, Zelma Silva da Rosa, Sandra Nunes, Fatima Nunes Morais, Inocência, Maria José, Maria Suzete Sitó, Luciara Lopes, Ediomara Dias, Elenara Rodrigues Camargo, Zilda Marques, Andréia Brito e Irene Beatriz Silva Dorneles.

Data de publicação: 21/11/2017