O prefeito Giovani Amestoy participou hoje (18) da Mostra de Profissões 2017 do Instituto de Educação Dinarte Ribeiro. Ex aluno, Amestoy dividiu a mesa com outros colegas, ex alunos, e profissionais que se destacam a convite da professora Cristina Spode, organizadora da mostra.

Amestoy lembrou de quando participou da Mostra, do ingresso na Universidade Federal de Santa Maria, em 2004, em Medicina Veterinária e incentivou os alunos:

"Desde cedo frequentei o Dinarte, onde minha mãe foi professora e onde estudei, junto a colegas, hoje profissionais destacados e que se formaram aqui. Na mostra, já sabíamos o que queríamos. Estudamos para alcançar. Não desista na primeira tentativa, eu não passei no meu primeiro vestibular, mas insisto e segui até conseguir", disse.

Daniela Tolfo, mestre em Matemática e professora da Unipampa, e que foi colega de Giovani, também lembrou sua passagem pela escola e incentivou os alunos:

"Temos trajetórias e histórias diferentes, assim como vocês têm, mas devemos lutar por nossas escolhas. Caçapava tem a UNIPAMPA, uma federal que abriga gente de todo o país. E, se não é aqui que vocês sonham estudar, não se limitem. Vão em busca do que querem", falou a mestre, que também não passou no primeiro vestibular.

Renata Miranda, da Unipampa, e coach, com livros publicados para a escolha da profissão, disse que cada um escolhe seu caminho a seguir:

"Cada escolha é uma renúncia, mas somos o que escolhemos, as oportunidades que criamos e agarramos, e isto desde cedo. Estudem e vão em busca do que planejam para seus futuros".

O empresário Marcelo Spode falou da dificuldade que tinha em concentrar-se na escola, mas que é importante ter sonhos, buscar o que deseja e também ser um profissional diferente no mercado. Ele falou sobre empreendedorismo, sobre profissionalizar-se e sobre identificar perfil e qualidades para que os jovens trilhem seus caminhos.

O objetivo da Mostra, segundo a professora Cristina, "é ampliar o conhecimento dos jovens estudantes acerca de seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar suas potencialidades e sonhos".

A mostra das Profissões do Dinarte será nesta sexta-feira (20), das 8h às 17h, e será aberta ao público.

Data de publicação: 19/10/2017