O prefeito Giovani Amestoy participou nesta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, de uma Audiência Pública com o Deputado Estadual Zé Nunes sobre as Estradas, de propositura do vereador Luiz Fernando Torres (Boca).

O prefeito, juntamente com o presidente do Legislativo, Ricardo Rosso, do Vereador Boca e do deputado Estadual, compuseram a mesa principal de debates que teve a presença ainda dos vereadores Márcia Gervásio, Marco Tascheto Vivian, Silvio Tolfo Tondo, Zilmar Araújo, além do Secretário de Desenvolvimento de Bagé, Kleber Carvalho e vereadores dos municípios de Bagé, Candiota e São Sepé.

“Este tema para o nosso município, e para toda a região do Pampa, grande produtora de insumos agrícolas, é de suma importância, pois Caçapava, por exemplo, tem quase 7 mil Km de estradas e que são mantidas com recursos livre. Ou seja, do cofre do município, que não recebe, assim como os demais, ajuda do Estado, sendo que é a produção do campo que mantém ainda o Estado em pé, com a arrecadação do imposto que gera e que, quase nada, menos de 18%, volta para nós, munícipes, impossibilitando obras de melhorias”, disse Amestoy ao Deputado, cobrando mais repasse aos municípios.

O prefeito lembrou também que o governo Federal e do Estado não tem programas direcionados especificamente para a recuperação e manutenção das estradas vicinais dos municípios gaúchos, que estão em condições precárias:

“A única coisa que os produtores querem são estradas, como vocês mesmo disseram”, completou Amestoy lembrando que se reuniu com um grupo de prefeitos em Brasília com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, sobre as condições das estradas, mas que não tiveram nenhuma resposta positiva.

“Esta situação narrada pelo prefeito e presidente da Câmara não é comum somente a Caçapava, os municípios estão com pouco maquinário, e o que tem está sucateado, pois é muita estrada e pouco recurso para a manutenção das máquinas. E o que não pode são os produtores pagarem mais esta conta”, falou o vereador Luiz Fernando.

O deputado apresentou os problemas comuns aos municípios que estão sendo levantados pela subcomissão que trata do tema na Assembleia do Estado e disse que o mote delas é para elaborar um documento de estudos que apresentem soluções para que sejam discutidos na Assembleia e para que os Deputados possam apresentar também ao governo Federal solicitando mais recursos para saná-los:

“A responsabilidade destas estradas tem sido exclusivamente dos municípios […] O Estado não consegue cuidar nem das estradas do DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens), quem dirá das cidades do Estado. Hoje as prefeituras só têm conseguido recursos financeiros para estradas e pontes com a União quando ocorre uma catástrofe, como temos visto, o que é errado. Nossa intenção é propor um conjunto de ideias e soluções para viabilizar estes reparos das estradas”, completou Nunes.

Data de publicação: 22/09/2017