Milhares de pessoas foram as ruas nesta data histórica para o Rio Grande do Sul, Dia 20 de Setembro, Dia do Gaúcho, para assistirem aos Desfiles de Encerramento da Semana Farroupilha de Caçapava do Sul.

Os desfiles contaram com a participação dos cavalarianos dos CTGs Família Nativista; Sentinela dos Cerros; Associação dos Trovadores Ruy Freitas; Clareira da Mata; Tropeiros do Picó; Pampa e Querência e Sentinela do Forte, além dos Desfiles Temáticos promovido pelos PTGs em homenagem ao Tradicionalismo.

O Prefeito Giovani Amestoy recebeu das mãos doConselheiro Benemérito do Tradicionalismo Gaúcho, Zeno Dias Chaves, que foi homenageado no Desfile Temático pelo PTG Piquete Ronda das Sesmarias, e estava no carro abre-alas dos Desfiles, uma carta de agradecimento.

Sentinela dos Cerros, Família Nativistas e Associação de Trovadores Ruy Freitas também participaram dos Desfiles Temáticos trazendo a beleza das tradições gaúchas para a Rua XV de Novembro com carros alegóricos.

No desfile, também ocorreu o hasteamento e arriamento das Bandeiras com a participação do prefeito, secretário de Cultura e Turismo, Leandro Bazotti e o Patrono dos Festejos Farroupilhas de Caçapava do Sul, José Delfino Luiz Ornelas, que, no fim do evento, fizeram a extinção simbólica da Chama Crioula.

O Encerramento da Semana Farroupilha do Município ocorreu no Parque da Fonte do Mato, com show de Mano Paz.

A Semana Farroupilha teve início em 13 de Setembro, com o Desfile de Abertura e chegada do Grupo Municipal de Cavalgada Portal do Pampa, que trouxe a Centela da Chama Crioula de Piratini. Ao longo da semana houve diversos shows nos CTGs do município, além da realização do I Entrevero Cultural Farroupilha e I Semana Municipal Cultural Farroupilhapromovido pela Prefeitura.

Participaram da Cerimônia de Encerramento os secretários; Leslie Maicá de Melo (Educação); Ihoko Nakashima Mota (Fazenda); Maria Tereza de Macedo (Assistência Social); Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente); José Junior (Administração); Juarez Teixeira (Saúde); Marcelo Freitas (Agropecuária, Indústria e Comércio); Paulo Henriques (Obras) e Nei Tavares (Geral). Os vereadores Paulo Pereira e Silvio Tondo Tolfo.

Também estavam presentes as Prendas e Peões do município: Peão Municipal, Vitor Alves Pereira; 1ª Prenda Adulta, Samara Salermo Tondo; 2ª Prenda, Ivana Freitas de Oliveira; Peão e Prenda Farroupilha, Diego Alberto Alves e Thauane Santos da Rosa; Guri Municipal, Hiago Carvalho; 1ª Prenda Juvenil, Beatriz Dias Garcia; 2ª Prenda Juvenil, Vitória dos Santos Madrid; 1º Piá, Pedro Henriques Marques; 1ª Prenda Mirim, Valentini Machado; 2ª Prenda Mirim, Débora Flores; Piazito, Luiz Miguel Munhoz Araújo e a Chinoquinha, Alice Vieira.

Data de publicação: 21/09/2017