A Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul e a empresa Egali Intercâmbios fizeram nesta quarta-feira (16), na Associação Atlética Banco do Brasil, um almoço de apresentação de fechamento da 4ª edição do Projeto Caçapavanos no Mundo e lançamento do destino da próxima edição, em 2018: Inglaterra.

O prefeito Giovani Amestoy, acompanhado do vice, Luiz Guglielmin, da Secretária de Educação, Leslie Maicá de Melo, a vereadora Jussarete Vargas (representando o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Rosso) e o diretor da empresa de intercâmbios, Guilherme Reischl, receberam os alunos e professores contemplados na 4ª edição do projeto e que retornaram dias atrás de Madri, na Espanha e falaram aos demais convidados da experiência de vivenciar outra cultura e apreender, in loco, outra língua.

Os alunosLaísa Maciel Nunes (Escola Augusto Vitor Costa); Pâmela Jandrine Batista Dornelas (da Escola Nª Srª das Graças)eRaila Oliveira Lates (Escola Dagoberto Barcelos)e os professoresAlyne Teixeira Miletto (Escola Nª Srª das Graças)e Roberto Corrêa Carvalho (Escola Patrício Dias Ferreira) foram os contemplados com o intercâmbios e relataram como foram as três semanas em Madri, apresentando um slide com os principais pontos turisticos visitados, as famílias com quem intercambiaram e a escola onde aprenderam a língua espanhola.

Reischlmostrouum slide sobreas etapas de seleção dos alunos e professores contemplados; apresentou dados da empresa que tem mais de 150 lojas no Brasil e no mundo, e que faz parte de uma holding do grupo Vitória (com Hostel, Intercâmbio, entre outros), e anunciou o destino dos intercambistas de 2018: a cidade de Caverbury, na Inglaterra, a menos de 40 minutos de Londres.

Oprefeito salientou da importância desta parceria com a Egali e da oportunidade única dos estudantes do ensino fundamental,que se destacam nos estudos, e de professores da rede municipal, de poder conhecerem outros países e culturas “levando com eles a nossa cultura, e trazendo consigo a cultura de diversos cantos do mundo”.

Os secretários Ihoko Nakashima Mota (Fazenda), Maria Tereza de Macedo (Assistência Social), José Junior Dias (Administração), Juarez Teixeira (Saúde), Leandro Bazotti (Secultur), Marcelo Freitas (adjunto-Seagropic) e Nei Tavares (Geral), além da diretora da Universidade Federal do Pampa, Aline Balladares e das presidentes do Sindicato dos Professores, Dolores Stell e Maria de Jesus Rodrigues, do Conselho de Educação, participaram do evento.

Caçapavanos no Mundo

Anualmente alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal passam por duas etapas para serem contemplados para o Projeto Caçapavanos no Mundo. A 1ª etapa avalia o desempenho escolar do aluno (a nota escolar tem peso de 50% na escolha), a frequência (mais 25%) e a disciplina do discente perante a comunidade escolar (mais 25%).

Os alunos que passam da primeira fase, disputam com os demais alunos de outras escolas a 2 etapa, que trata-se de uma prova de conhecimento gerais (com peso de 50% da nota) e extracurriculares em áreas de educação, esporte e cultura (mais 50% da nota).

Os alunos com o melhor desempenho nos critérios de avaliação do projeto são contemplados com uma bolsa de estudos no exterior. É uma forma de incentivar os estudos e estimular os alunos à frequência escolar. Dois professores também são escolhidos para vivenciar o intercâmbio e propagar o conhecimento aos demais alunos das escolas.

O projeto, que teve início em 2015 e já enviou 15 alunos e 6 professores para Argentina (I edição), Chile (II edição), Irlanda (III edição) e Espanha (IV edição), deve divulgar no próximo mês o edital de participação da edição de 2018.

Os alunos contemplados não têm custo nenhum com a viagem e, além da bolsa de intercâmbio, tem direito as passagens áereas, 15 aulas por semana; acomodação em casa de família, refeições inclusas, tiquetes de atividades culturais, transfers entre aeroportos, seguro saúde e assistência card com cobertura de até USD 150 mil e ainda ganham da Egali um cartão de crédito no valor de 250 libras (no caso da Inglaterra), para usarem como quiserem durante a viagem.

Alunos contemplados em 2015 e que viajaram em 2016: (Córdoba-Argentina)

-Jordana Moreira Rosa (escola Dagoberto Barcelos)

-Diéronthy Rodrigues de Freitas (escola Patrício Dias)

-Wellington Tonel de Melo (escola Nª Srª das Graças)