O secretário de Saúde, Juarez Teixeira, representou o prefeito Giovani Amestoy na reunião promovida pelo reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann, para a abertura do Hospital Regional de Santa Maria, no dia 04 de agosto.

Mais de 200 pessoas, entre prefeitos, secretários, deputados e profissionais ligados à saúde participaram da reunião, ocorrida no Auditório Gulerpe, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e manifestaram apoio à proposta de gestão do Hospital Regional pela UFSM, via Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O deputado Valdeci de Oliveira, que é Coordenador do Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional, relatou as últimas ações junto ao Governo do Estado e fez a solicitação de uma audiência pública com o governador José Ivo Sartori, que deve ocorrer através de uma caravana com os prefeitos dos municípios que estiveram na reunião e que buscam a abertura do Hospital para atendimento das cidades da região.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, reforçou a urgência na abertura do Hospital Regional como forma de desafogar, além do Husm, também a situação da rede pública municipal de Santa Maria, para onde recorrem pacientes de toda a região. Prefeitos da região relataram a angústia dos gestores de saúde dos municípios em vista da situação das unidades de saúde públicas municipais.

O Hospital Regional, que tem capacidade para 250 leitos, custou R$45 milhões, foi projetado para ser o primeiro hospital público estadual de média e alta complexidade, teve as obras concluidas em 2016 e desde então aguarda a abertura.

Burmann lembrou que, com o fechamento de mais de 100 leitos na região, por falta de repasses de recursos pela Secretaria Estadual de Saúde, a situação do Husm agravou-se: “Não há leitos suficientes. É uma situação dramática e desumana com os pacientes e com as equipes que atuam no hospital. Essa conjuntura nos leva a retomar a discussão sobre o Hospital Regional. Esse Hospital precisa abrir”, afirma o reitor. Desde maio deste ano, quando atingiu 400 leitos, o HUSM é considerado um hospital de grande porte.

Burmann lembrou que Hospital Universitário é o único da Região que oferece 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com o fechamento de mais de 100 leitos na região, devido a falta de repasses da Secretaria de Saúde do Estado, o HUFSM está superlotado e não consegue atender a demanda de Santa Maria e cidades da região.

Data de publicação: 14/08/2017