Milhares de caçapavanos visitaram a 1ª Agrisabores, Feira do Produtor Rural, que ocorreu neste domingo (03) no Parque Fonte do Mato e que contou com mateada (Erva Mate Valério), café colonial, exposição de artesanato e show musical.

Mais de 10 feirantes, com tradicionais produtos como verduras, legumes, flores, doces, rapaduras, além dos kits de café colonial (pães, bolos, sucos, frutas, doces, leite, café, chocolate quente, entre outros, vendidos em pequenas porções) fizeram a alegria de quem aproveitou a tarde ensolarada para matear, passear no parque com a família e tomar um café da tarde com apresentação musical.

Promovida pela Secretaria de Educação, através do Departamento de Alimentação Escolar e com a Associação da Feira do Produtor-Agricultura Familiar, o evento teve início às 13h30, com a presença do prefeito Giovani Amestoy, Leslie Maicá de Melo (Educação) e Cleusa Borba (Alimentação Escolar) e Adelson Dias (presidente da Associação dos Feirantes). Os secretários Flávio Monteiro (Planejamento e Meio Ambiente); Leandro Bazotti (Cultura e Turismo), Marcelo Freitas (Adjunto Seagropic) também marcaram presença.

Do campo para as mesas

Segundo Adelson, foram comercializados quase R$ 3 mil, no evento, superando as expectativas e a média vendida na já Tradicional Feira de Sextas-feiras, que ocorre no Largo Farroupilha. “Sempre se falou no produtor rural, mas esta parceria atual firmada entre a Prefeitura e o homem do campo tem sido diferencial, incentivado nossa produção e alavancando as vendas”, completou.

“É a primeira vez que somos convidados para ser os atores principais nestes eventos. Estou muito feliz com o resultado das vendas, que foi muito acima do que de costume nas já tradicionais feiras que ocorrem na semana”, disse Fátima Rosane Machado, feirante há mais de 15 anos e que viu seus pães e rapaduras se esgotarem em menos de duas horas da Agrisabores.

“Caçapava está de parabéns pelo incentivo ao homem do campo. As pessoas têm nos elogiado e feito mais encomendas de pães, bolos e rapadurinhas e perguntado quando será o próximo café colonial no parque da Fonte do Mato”, falou a feirante Silene Bernardi, que perdeu as contas de quantos produtos vendeu no dia.

O produtor de verduras e Legumes Vladmir Nunes nem se importou com a baixa saída das hortaliças: “apesar de vender poucos vegetais e folhas, os doces, bolos e pães feitos pela minha noiva, Thais Allft, venderam todos, superando nossas expectativas”, comentou o feirante, que está empolgado com o próximo evento, quando ele deve levar os moranguinhos "que estão quase prontos para a colheita".

“Fico feliz em incentivar os pequenos produtores e a agricultura familiar, sabendo que muitas famílias vivem exclusivamente da venda de seus produtos, além de fomentar nossa economia local, gerar mais renda através do agronegócio e, também, ocupar este espaço (Parque da Fonte do Mato) com as famílias, que vieram prestigiar este belo evento produzido por nossos produtores”, frisou o prefeito.

Agrisabores

A Agrisabores destina-se a fomentar negócios, divulgação e comercialização da Agricultura Familiar, além de buscar parcerias e o envolvimento da comunidade para a Horta Municipal Patrício Dias Ferreira.

Tem o objetivo de enriquecer a alimentação escolar das Escolas Municipais e Escolas de Educação Infantil (EMEIs), suplementando-a com verduras, legumes, hortaliças e frutos produzidos no local, incentivando hábitos alimentares saudáveis dos educandos.

A Feira também incetiva a produção e consumo dos produtos plantados e colhidos em nosso solo - pelos produtores da agricultura familiar caçapavana - e que são ricos de vitaminas e sem agrotóxicos.

Devido ao sucesso da Feira e do Café Colonial, a Prefeitura Municipal já está inserindo no calendário a 2ª Agrisabores e estuda tornar a feira mensal, conforme solicitação dos feirantes.

Data de publicação: 09/08/2017