Com 3.

Com 3.521 votos válidos, dos 3.749 computados, Caçapava do Sul, que tem quase 27 mil eleitores, superou o índice estipulado para ser um dos municípios contemplados com os recursos financeiros derivados do Estado pela Consulta Popular.

Foram três dias de votação no município, que faz parte do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Pampa (Corede-Campanha), para atingir o índice e disputar os mais de R$2,5 milhões de recursos destinados para as cidades.

Ao todo, a Campanha somou um total de 17.538 votos, de quase 170 mil eleitores do Corede, apenas 10,38% do eleitorado existente, mas cujo índice de votação foi o mais alto dos últimos anos, segundo o Corede.

Além de Caçapava do Sul (que não havia participado das duas últimas votações ocorridas por falta de cadastramento do município), os demais 7 municípios do Corede-Campanha foram contemplados: Bagé fez 5.277 votos; Dom Pedrito, 4.809 votos; Aceguá, 1.110 votos; Lavras do Sul fez 725 votos; Candiota 519 e Hulha Negra 409.

Municípios como Santa Rosa; Capão da Canoa; Tramandai; Xangri-lá, Arroio do Sal; Porto Alegre; Viamão, Guaiba; Taquara; Passo Fundo; Garibaldi; Canoas; Encruzilhada; entre outros, não alcançaram o índice mínimo de votos determinados para cada Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), que era de 5% do número de eleitores do município.

As três demandas eleitas para a região foram: Saúde (Qualificação e financiamento de Centros de Especialidades ou Hospitais), Segurança Pública (Patrulha e monitoramento do abigeato) e Desenvolvimento Rural (Apoio a cadeia produtiva do leite e da pecuária de corte, ovinocultura e agroindústrias), segundo dados fornecidos pelo Corede-Campanha.

De acordo com o Secretário-adjunto de Agropecuária, Indústria e Comércio, Marcelo Freitas, na próxima quinta-feira, dia 10, haverá uma reunião em Porto Alegre, entre os Coredes, para definir a data da Assembleia dos Comudes, que deve ocorrer em Bagé e quando serão informados os percentuais destinados para cada área e município, conforme a votação popular.

Data de publicação: 08/08/2017